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Definição do perfil de competências das funções profissionais que efectuam atendimento ao público no Município de Oeiras

Author(s): Silva, Carla Alexandra Bastos

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4008

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Competências; Serviço público; Municípios; Gestão recursos humanos; Competencies; Civil service; Municipalities; Human resource management


Description

Os municípios assumem um papel essencial na vida dos seus munícipes e de todos os que recorrem aos serviços prestados pelo mesmo, pois comportam atribuições que respondem a necessidades da comunidade. Os serviços de atendimento do Município representam assim uma área fulcral e de importância primordial para execução dessas atribuições, pois efectuam a ligação entre o cidadão e o pessoal executante, o que representa que as competências dos colaboradores desses serviços sejam estratégicas para o Município. O conceito de competências estratégicas foi central na teorização deste projecto, pois os modelos de gestão por competências partem desse conceito para a definição das competências individuais necessárias ao bom desempenho na função. É objectivo deste projecto determinar o perfil de competências das funções profissionais que efectuam atendimento ao público e criar instrumentos que permitam aferir se os colaboradores, integrados nesses serviços, possuem essas competências e como as mesmas poderão ser desenvolvidas. A elaboração do perfil de competências da uma função permite definir o essencial para um bom desempenho, através da adequação do desempenho do colaborador às necessidades da organização e ao cumprimento da sua missão, permitindo o alinhamento vertical das estratégia de recursos humanos à estratégia da organização e o alinhamento horizontal através da integração das práticas de recursos humanos como o recrutamento e selecção, a gestão de carreiras e desenvolvimento de competências e a avaliação de desempenho.

The municipalities play a key role in the lives of its residents and all who use the services provided by it, because it holds assignments that respond to community needs. The costumer services in the municipality represent a key area for carrying out such assignments, because they established the connection between the citizen and the performers, which means that the competencies of these employees are strategic for the Municipality. The concept of core competencies theory was central, because the competency models are based on the definition of the individual competencies necessary to properly perform the function and contribute to the success of their organization. The aim of this project is to determine in customer services job function the core competencies and to create tools to assess whether the employees, in these services, possess these competencies and how they might be developed The development of the competency profile of a function allow to define the essentials for a good performance, through the adjustment of the performance to the organization's needs and carry out its mission, allowing the vertical alignment of human resource strategy to organizational strategy and horizontal alignment through the integration of human resource practices such as recruitment and selection, career management, competencies development and performance evaluation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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