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Programa de gestão de carreiras dos alunos e diplomados do Instituto Superior Técnico

Author(s): Silva, Carlota Santos

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4009

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Programa de gestão e desenvolvimento de carreira; Transição do aluno para mercado de trabalho; Papel da universidade na inserção profissional; Career development and management program; Student’s transition to the labor market; The University role in employability


Description

Este projecto de intervenção visou recolher todos os elementos necessários para a construção do programa de gestão de carreiras dos alunos e diplomados do IST: portal de emprego; calendário de actividades de recrutamento; programa de desenvolvimento de carreira. A pesquisa bibliográfica evidenciou a importância de um programa de gestão de carreiras que integre os três sistemas de análise, o aluno, a empresa e a universidade, sendo que os programas podem ser construídos com enfoque numa intervenção individual ou em grupo para o desenvolvimento interno ou externo de carreira. Para consolidar a informação anterior, foi realizada uma pesquisa interna e externa dos serviços de apoio à inserção profissional no IST e nas universidades nacionais de engenharia, bem como a caracterização das empresas nacionais tendo como base as reuniões com os profissionais de recursos humanos. Realizam-se 12 entrevistas a alunos e diplomados do IST, sendo que as entrevistas foram organizadas em dois grupos. O grupo 1 constituído pelos alunos que já passaram pelo processo de transição para a vida activa e o Grupo 2, pelos alunos de 2.º ciclo que iniciaram a recolha de informação sobre o mercado de trabalho. Neste sentido, conclui-se que o serviço de carreiras em contexto universitário tem de assumir um papel activo na inserção profissional dos seus alunos, através da construção de um programa de gestão de carreiras sistémico e integrado, pois quanto maior a envolvência de todos os intervenientes e a integração de diferentes actividades de inserção, maior é o sucesso do programa.

This intervention project aimed at congregating all the elements needed to build the career management program of IST for its students and graduates: job bank, calendar of recruitment activities and career development program. The bibliographic research evidenced the importance of a career management program that integrates the three systems of analysis, the student, the company and the university, these programs having the possibility of being built with a focus on an individual or a group intervention for internal or external career development. To consolidate this information, an internal and external research of services provided for employability in IST as well as in other national engineering universities was carried out along with the characterization of national companies, which took place through meetings with human resources professionals. Twelve interviews, organized in two groups, were conducted with IST’s students and graduates. Group 1 was composed of students who have gone through the process of transition to the working life, and Group 2 was composed of 2nd cycle students, that have initiated the process of gathering information about the labor market. Therefore, it is possible to conclude that the career management program services in the university context have to play an active role in the employability of their students through the development of a systemic and integrated career management program, given that the stronger the involvement of all the actors and the integration of the different activities in the scope of employability, the greater the success of the program.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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