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Importância da gestão estratégica nas empresas públicas: estudo de caso a Electra – Empresa Pública de Electricidade e Água

Author(s): Fernandes, José António Vaz

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4123

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Gestão estratégica; Planeamento financeiro; Planeamento estratégico; Gestão incremental; Strategic management; Financial planning; Strategic planning; Management incrementally


Description

A rápida expansão do crescimento efectivo da população, ligada a recursos inadequados para fazer face à crescente procura dos serviços, fez da administração e gestão empresarial um empreendimento mais complexo do que foi há algumas décadas. Para garantir uma administração e gestão eficaz e eficiente, as direcções das empresas devem não só, serem dinâmicas e inovadoras com recursos, mas também capazes de se relacionarem com as pessoas dentro, como fora das empresas: com funcionários, clientes, fornecedores, enfim todos quantos necessitam de ser envolvidos de uma ou outra forma no processo de planificação e na tomada de decisões. Por outras palavras, para se ter sucesso na gestão empresarial, é importante a criação de um ambiente para uma “democracia participativa” na gestão das empresas públicas. Uns dos ingredientes para uma gestão eficaz de uma empresa são as boas relações públicas. Com efeito, a gestão de uma empresa requer relações e comunicação com a comunidade, uma vez que a empresa é uma comunidade dentro de uma comunidade maior (a vila e o concelho) e da sociedade em geral (o estado, a nação). E não uma gestão de rotina em que a grande parte das decisões são baseadas em suposições e intuição. Na gestão de rotina o planeado é de curto prazo, baseado no ciclo orçamental. Os produtos ou serviços são definidos de forma sequencial por departamentos isolados. Gestão Estratégia – estabelece uma relação entre o planeado e as actividades operacionais. As decisões são baseadas em factos, a partir dos dados concretos e procedimentos científicos.

The rapid expansion of the effective population´s growth, linked to an inappropriate resources to meet the increasing demand for services, made administration and business management a much more complex task that they were decades ago. To ensure the effectiveness and efficiency of an administration and management, the boards of companies should not only be dynamic and innovative, but also able to relate to people inside and outside of corporations (companies): employees, customers, suppliers, finally all those who need to be involved in one way or another in the process of planning and decision making. In other words, to succeed in business management, it is important to creating an environment for a "participatory democracy" in the management of public enterprises. Some of the ingredients for the effective management of a company are good public relations. Indeed, running a business requires public relations/good connections and communication with the community, since the company is a community within a larger community (the town and county) and society in general (state, nation). And not a routine management in the most decisions are based on assumptions and intuition. In the routine management planned is a short-term, based on the budget cycle. The products or services are defined sequentially by separate departments. Management Strategy - establishes a link between planned activities and operational. Decisions are based on facts, based on actual data and procedures. Requires involvement of all stakeholders in management process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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