Document details

Projecto de avaliação do ajustamento das competências adquiridas no sistema de aprendizagem

Author(s): Coelho, Andreia Pinto de Almeida

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4147

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Sistema de aprendizagem; Competência; Job-matching; Learning system; Skill


Description

O projecto apresentado elabora um instrumento de avaliação do ajustamento de competências adquiridas no Sistema de Aprendizagem, permitindo responder as questões relacionadas com a concordância entre os conhecimentos e competências adquiridos pelos formandos deste sistema de formação e as competências requeridas e necessidades do mercado de trabalho. Através de uma metodologia de recolha de informações por questionários a ex-formandos, a empresas que participam na aprendizagem dos jovens e a empresas que não têm qualquer contacto com o processo formativo, com base numa metodologia da auto-avaliação e num projecto já aplicado ao ensino superior – REFLEX, este projecto indica como é possível criar uma base empírica de análise à avaliação do ajustamento de competências destes jovens com o mercado de trabalho. A pertinência deste projecto situa-se na contribuição para a definição de novas políticas de educação e formação, adequando a oferta formativa às necessidades da economia portuguesa, e na contribuição de um novo instrumento de avaliação para completar outros estudos de avaliação de sistemas de formação e ser contemplado em novas avaliações.

The proposed project produces an assessment tool for the match skills acquired through apprenticeship system, allowing answering questions related to the correlation between the knowledge and skills acquired by graduates of this system of training and skills required and needs of the labor market. Through a methodology for gathering information for questionnaires to former students, the companies participating in the learning of young people and companies that have no contact with the training process, based on a methodology of self-assessment and a project already applied to higher education - REFLEX, this project shows how we can create an empirical analysis of the assessment of match skills of these young people with the job market. The relevance of this project lies in a contributing to defining new policies for education and training, adapting the educational supply needs of the Portuguese economy and the contribution of a new assessment tool to complement other assessments studies of training systems and be included in further ones.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Suleman, Fátima
Contributor(s) Coelho, Andreia Pinto de Almeida
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents