Author(s):
Egreja, Catarina de Matos Casimiro
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4392
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Voluntariado empresarial; Voluntariado individual; Responsabilidade social das organizações; Economia social e solidária; Sector financeiro; Perspectiva dos colaboradores; Employee volunteering; Individual volunteering; Corporate social responsibility; Third sector; Financial sector; Employees’ point of view
Description
O voluntariado empresarial (VE) surge actualmente como uma componente cada vez mais importante da responsabilidade social das organizações. A implementação de programas de voluntariado tem vindo a constituir uma opção estratégica das empresas no contexto actual, e Portugal não é excepção. Discute-se hoje que o envolvimento nestas actividades pode trazer um valor acrescido para a comunidade, para a empresa e para os próprios colaboradores nelas envolvidos. No presente estudo, define-se o conceito e explicitam-se as principais diferenças face ao voluntariado no seu sentido mais comum, enquanto prática individual. Apresentam-se ainda as principais características dos programas de voluntariado, ao nível do seu planeamento, implementação e avaliação. Analisam-se também os principais motivos que os colaboradores, as empresas e a comunidade apresentam para se envolverem com este tipo de práticas, assim como os benefícios que daí advêm. Por fim, discute-se a realidade portuguesa. Porém, o principal objectivo deste estudo é compreender em que é que as práticas de voluntariado empresarial influenciam os colaboradores que nelas participam, nomeadamente ao nível da participação em acções de voluntariado no seu tempo livre. Para este efeito, foi aplicado um questionário aos colaboradores de duas instituições portuguesas com práticas de VE, que também permitiu conhecer as suas opiniões relativamente a um conjunto alargado de questões centradas neste âmbito.
Employee volunteering (EV) appears today as an increasingly important component of corporate social responsibility. The implementation of volunteer programs has increasingly been a strategic choice of companies in the current context, and Portugal is no exception. It is argued today that the involvement in these activities can bring added value to the community, to the company and to the employees involved. In this study, we define the concept and explain the main differences between EV and volunteering as an individual practice. The main characteristics of EV programs are also presented, regarding their planning, implementation and evaluation. Also analyzed are the main reasons why employees, businesses and the community get involved in such practices, as well as the benefits obtained. Finally, we discuss the situation in Portugal. However, the main purpose of this study is to understand in what ways the practices of corporate volunteering influence the employees who participate, especially at the level of individual volunteering. Thus, a questionnaire was administered to employees of two Portuguese institutions that implement EV, which also allowed us to know what their opinions on a wide range of issues focused in this theme are.