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Riscos e sinistralidade laboral: um estudo de caso em contexto organizacional

Author(s): Areosa, João

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4422

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Risco; Riscos ocupacionais; Percepções de riscos; Acidente; Segurança no trabalho; Risk; Occupational risk; Risk perception; Accidents; Safety at work


Description

Este estudo apresenta os resultados de uma investigação realizada numa empresa de transportes públicos urbanos, do ramo ferroviário, que se encontra situada na área metropolitana de Lisboa. Aqui iremos apresentar os principais riscos ocupacionais dos trabalhadores desta organização, a sua visão face aos seus riscos laborais, bem como uma análise aprofundada sobre os acidentes de trabalho existentes na empresa. Todas categorias profissionais da organização foram observadas, embora tenhamos dedicado maior atenção àquelas que revelam maior incidência de acidentes de trabalho e onde os riscos ocupacionais são mais elevados (o que, por consequência, levanta maiores preocupações). Para tentarmos compreender estes fenómenos começamos por efectuar uma extensa revisão bibliográfica sobre riscos e acidentes. A metodologia utilizada neste estudo de caso foi a pesquisa de terreno com observação participante. Na operacionalização deste método utilizámos a entrevista como técnica privilegiada para a recolha de informação. Os resultados apontam para que, em termos proporcionais, os trabalhadores do género masculino sofram mais acidentes. Uma das principais conclusões desta investigação revela que os acidentes são, regra geral, fenómenos multi-causais, onde se incluem, entre outros, aspectos de natureza social. Os riscos são as antecâmaras para os acidentes, pois são eles que, em articulação, geram as circunstâncias e os cenários que possibilitam os acidentes. Os riscos ocupacionais podem surgir de factores tão distintos como: a organização do trabalho, a forma de executar as tarefas, as normas e procedimentos organizacionais, o tipo de gestão ou as relações sociais de trabalho.

This study presents the results of research conducted at an urban public transport company, which is located in the metropolitan area of Lisbon, in the field of the railway industry. Here we present the main occupational risks to the workers of this organization, their view in relation to occupational hazards and an analysis of occupational accidents inside the company. All professional categories of the organization were observed, although we have devoted more attention to those where there is a higher incidence of accidents and where occupational risks are higher (which therefore raises major concerns). To try to understand these phenomena, we begin by collecting an extensive review of literature on risks and accidents. The methodology used in this case study was field research with participant observation. In the operationalization of this method, we used the interview as a technique for the collection of privileged information. The results indicate that, in proportional terms, male workers suffer more accidents. One of the main conclusions of this investigation shows that accidents are generally multi-causal phenomena, which include, among others, some social aspects. The risks are the antechambers for accidents, since they create the circumstances and scenarios that make accidents possible. Occupational risks may arise from factors as diverse as the organization of work, how to perform tasks, norms and organizational procedures, types of management or social relations at work.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
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