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Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex)

Author(s): Adrião, Joana Grade

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4551

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Jogos electrónicos violentos; Dessensibilização emocional; Condutância dérmica; Reflexo de alarme; Violent video games; Emotional desensitization; Skin conductance; Startle reflex


Description

Estudos recentes sugerem que os jogos electrónicos violentos (JV) habituam e dessensibilizam os jogadores à violência. Este estudo investigou se jogar um JV reduz a reactividade emocional para com estímulos afectivos. Em luz das evidências que indicam que o reflexo de alarme é modulado pela valência afectiva e a condutância dérmica é indicadora de activação, medimos estes reflexos básicos como índices da reactividade emocional. Foram tidos em conta factores diversos do jogo (e.g. activação fisiológica e percebida, percepção da violência do jogo, controle sobre o jogo). Sessenta e dois participantes jogaram, em duas sessões. Na primeira, jogaram um JV e um jogo não violento (JNV), em ordem contrabalançada. Na segunda, foram aleatoriamente distribuídos para jogar o JV ou o JNV, após o qual foram expostos aos slides emocionais e neutros, enquanto o reflexo de alarme (licitado por um paradigma acústico) e a condutância dérmica foram medidos. Os resultados mostram uma diminuição na activação fisiológica suscitada pelo jogo entre as duas sessões. por comparação com o JNV. Como era esperado um padrão linear de modulação do reflexo de alarme ocorreu para ambos os grupos: o reflexo foi superior durante a exposição às imagens violentas por comparação às agradáveis. O grupo JV mostrou respostas de reflexo significativamente menores, do que o grupo na condição de JNV, sugerindo que jogar um JV pode reduzir este reflexo durante a exposição a estímulos exteriores, o que encoraja futuras investigações nos efeitos de jogar um JV na reactividade emocional usando este reflexo básico.

Recent studies suggest that violent videogames (VG) habituate and desensitize players to violence. This study investigated whether playing a violent game (VG) reduces emotional reactivity to affective stimuli. In light of evidence indicating that startle reflex is modulated by affective valence and that skin conductance is a good indicator of arousal, we measured this two basic reflexes as in index of emotional reactivity. Factors during the playing activity were taken into account (e.g., physiological and perceived arousal, perception of game’s violence). Sixty participants played the videogames in two sessions. In the first session, they played a violent (VG) and a nonviolent game (NVG) in a counterbalanced order. In the second session, they were randomly assigned to play a VG or a NVG, and were then exposed to emotional and neutral slides while eyeblink startle reflex, elicited by an acoustic probe, was measured. Results showed a decrease on physiological arousal between the two sessions. A linear pattern of startle modulation occurred for both groups: blinks were larger during violent compared to pleasant pictures. The VG group showed significantly smaller startle magnitude responses overall than those in the NVG condition, suggesting that playing a VG may reduce this reflex to acoustic startle probe during exposure to foreground stimulus, and encourage further investigation on the effects of playing VG on emotional reactivity using this basic reflex.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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