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O processo de internacionalização da marca Koni Store para o mercado português através de uma estratégia de franchising

Author(s): Esteves, Joana Faia Martins Poças

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4753

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Internacionalização; Mercado português; Novo conceito; Internationalization; The portuguese market; New concept


Description

Os novos hábitos de consumo e o estilo de vida dos cidadãos das grandes cidades dos dias de hoje, fizeram com que a procura de refeições fora de casa aumentasse significativamente. Este facto é explicado pela falta de tempo que as pessoas têm para realizarem as suas refeições e pela vida agitada que se vive actualmente. O presente Caso Pedagógico foi realizado com base na marca Koni Store, que nasceu no Brasil e aproveitou esta nova tendência do mercado da restauração. Devido ao seu elevado sucesso e aceitação por parte dos consumidores, a marca começou a crescer a nível nacional com a abertura de várias lojas e à sua junção ao grupo Umbria, um grupo de food services com uma rede de cerca de 300 lojas, e recentemente a nível internacional, com a entrada no mercado Português. O novo conceito, apresentado pela marca no Brasil, tem como objectivo responder a estes novos hábitos, estilos de vida e ao crescente consumo de alimentos confeccionados de forma inovadora, à vivência de experiências novas com uma refeição e de uma forma rápida, saudável e saborosa. O caso aborda as razões de internacionalização da marca para o mercado português, a estratégia utilizada na internacionalização, todos os temas relevantes para a entrada de uma nova marca num novo mercado e quais as condições para se manter como uma marca de sucesso. A análise deste caso permite consolidar conhecimentos e criar capacidades para se realizar um processo de internacionalização de uma marca.

Nowadays, the new consumers habits and lifestyle in the big cities are changing, and every time more, people have to make much more meals away from home. The demand for restaurants that have food to go or a quick service increased significantly. This is explained by the lack of time people have to realize their own meals and by their busy lives in big cities. This Pedagogical Case was based on the Koni Store brand, a brand originally from Brazil, which took the opportunity to develop in this new market trend. Because of its high success and level of acceptance by consumers, the brand began to grow nationally by opening several shops and joining the Umbria group, a food services group with a network of 300 stores. Recently Koni Store started its internationalization entering in the Portuguese market. The new concept presented by this brand from Brazil is a response to these new habits and lifestyles: the increase of demand for food cooked in innovative ways, the interest of experiencing new meals, all in a quick, healthy and tasty way. The case discusses the reasons for internationalization of Koni Store into the Portuguese market, the strategy of internationalization that was used and, basically all the relevant topics regarding the entry of a new brand into a new market and the conditions to maintain it as a successful brand. This case allows to consolidate knowledge and to build capacity to undertake a process of internalizing a brand.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Susana Henriques
Contributor(s) Esteves, Joana Faia Martins Poças
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