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No espaço escolar: estudo de caso de uma associação de pais

Author(s): Capucha, Ana Rita Pinheiro Vaz

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5268

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Relação família-escola; Papéis educativos; Envolvimento parental; Participação parental; Associação de pais; Family-school relationship; Educational roles; Parental involvement; Parents participation; Parents association


Description

A Participação Parental e as Associações de Pais têm sido alvo de destaque no contexto escolar e educativo português, pelo que nos últimos 30 anos se assistiu a uma disseminação destes organismos pelas Escolas e Agrupamentos Escolares nacionais. Com o advento do actual enquadramento legal educativo, e particularmente, com a progressiva autonomização da gestão dos estabelecimentos de ensino, determina-se para pais e seus órgãos formais representativos, um papel cada vez mais marcante e o estatuto de parceiros sociais educativos. Não obstante esta realidade, encontramos ainda escolas com claro défice participativo parental ou com Associações de Pais que enfrentam diversas dificuldades e limitações na condução da sua actividade e funcionamento. Relevando as próprias fragilidades que assistem a relação família-escola, muitas das vezes fracturantes e determinantes para um potencial afastamento dos pais, a presente investigação incidiu sobre uma Associação de Pais localizada numa escola secundária do Concelho de Vila Franca de Xira, e desta maneira sobre as dificuldades e obstáculos com que se debate no decurso da sua actividade. Destacando-se que se encontra integrada neste contexto escolar há 23 anos, contando apenas com 6 pais no activo, tornou-se aliciante perceber que tipo de limitações se tornam impeditivas para o encontro de um efectivo espaço participativo parental dentro desta escola. Se inicialmente a investigação partiu de uma ideia exploratória, que pressupunha que as Associações de Pais pudessem revigorar e intensificar o laço família-escola, cedo se compreendeu que estas integram parte do problema que contribui para o distanciamento entre pais e escolas.

The Parental Involvement and Parents Associations have been central in the Portuguese school and educational context, and for the past 30 years we have witnessed a dissemination of these organisms by National Schools and school groups. With the advent of the current legal framework of education, and particularly with the progressive empowerment of the management of schools, it is determined to parents and their formal representative bodies, an increasingly prominent role and status of social partners in education. Despite this fact, we still find schools with a clear deficit in parental participation, or parents' associations that face many difficulties and limitations in the conduct of its activity and functioning. Noting the very weaknesses that assist the family-school relationship, often divisive and determinant for a potential separation of parents, this research focused on an Parents Association in a secondary school located in the municipality of Vila Franca de Xira, and thus on the difficulties and obstacles they face in the course of their activity. Stressing that it is integrated in this school context for 23 years, with only 6 parents in active, it became interesting to understand what kind of limitations would become an obstacle to the effective parent participatory space within this school. If initially the research came from an exploratory idea, which assumed that parents associations could reinvigorate and strengthen family-school ties, it was soon realized that they form part of the problem that contribute to the gap between parents and schools.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Machado, Fernando Luís
Contributor(s) Capucha, Ana Rita Pinheiro Vaz
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