Document details

Gestão estratégica com o balanced scorecard: estudo de caso

Author(s): Martins, Pedro José Peres

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5369

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Estratégia; Gestão; Balanced Scorecard; Performance organizacional; Strategy; Management; Corporate performance


Description

A estratégia empresarial define-se como o traçar de um rumo por uma organização para atingir determinados fins. Para alcançar os objectivos propostos são alocados recursos, planeadas acções e tomadas decisões, como que num jogo de xadrez, desta feita real. As organizações interagem em ambientes altamente competitivos, pelo que manter-se um passo à frente dos seus adversários é não só desejável como também necessário. O Balanced Scorecard proporciona às organizações uma ferramenta de formulação, implementação, monitorização e comunicação da estratégia. Desde a sua criação em 1992 que a popularidade do Balanced Scorecard continua a crescer, pela sua simplicidade e eficácia. A metodologia tem coleccionado adeptos não só em organizações privadas, mas também em organismos públicos nos mais variados países. A presente dissertação tem como objectivo analisar os processos de formulação, implementação e comunicação da estratégia de uma PME portuguesa, a BI4ALL Consultores de Gestão, Lda., e compreender de que forma a empresa utiliza a metodologia Balanced Scorecard nesses processos. Em termos metodológicos foi seguida uma estratégia de investigação descritiva, utilizando o método do estudo de caso. A recolha de informação baseou-se em entrevistas à equipa de gestão da BI4ALL, colaboradores e clientes, e também em documentação levantada na empresa relativa a processos de gestão, indicadores económicos, e informação institucional. Concluiu-se com esta dissertação que a BI4ALL adoptou com o Balanced Scorecard um conjunto de metodologias até então inexistentes na empresa e que dotaram a sua equipa de gestão de uma nova visão sobre a gestão da estratégia. Ficou também saliente a necessidade de envolver todos os colaboradores da empresa na definição da estratégia para uma eficaz execução, e também a importância do Balanced Scorecard enquanto ferramenta de comunicação da estratégia de uma organização.

Corporate strategy defines itself as the selection of a path by an organization to achieve its goals. To meet its objectives, resources are allocated, actions are planned and decisions are taken, as in a chess game, but a real one. Organizations interact in highly competitive environments, and keeping one step ahead of its competitors is not only desirable but necessary. The Balanced Scorecard framework provides organizations the tools to formulate, implement, monitor and communicate their strategy. Since its creation in 1992 the popularity of the framework continues to grow, driven by its simplicity and effectiveness. The BSC has been used in many different types of organizations, not only private corporations but public institutions as well. This document aims to analyse the processes used by a portuguese PME (small-medium business), BI4ALL Consultores de Gestão Lda., to formulate, implement and communicate its strategy, and understand how the Balanced Scorecard framework is used in those processes. The methodology used followed the descriptive investigation strategy, by using the case study method. Information was gathered based on interviews to BI4ALL management, employees and customers, management processes documentation, economic and financial performance indicators, and also institutional information. The main conclusions from this study are that, by adopting the Balanced Scorecard, BI4ALL gained a new toolset to manage the company’s strategy, which did not exist until then. One other conclusion was that it is critical to involve all co-workers in the strategy management process, to ensure an effective execution. And finally it was demonstrated the effectiveness of the Balanced Scorecard framework as a means to communicate corporate strategy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents