Document details

Um olhar sobre os diplomados: A relação entre área de formação e posto de trabalho, em Portugal

Author(s): Reis, Sofia Santos dos

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5465

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Relação educação/emprego; Correspondência horizontal; Área de formação/Posto de trabalho; Taxas de eficácia de correspondência; Efeitos da ineficácia; Relationship education/employment; Horizontal matching; Study area/Job; Effectiveness of correspondence rates; Effects of ineffectiveness; Trabalho de projeto -- Project work; Mestrado


Description

Este estudo enquadra-se nos estudos sobre a correspondência entre o nível de escolaridade e o posto de trabalho e centra-se exclusivamente no tipo de correspondência horizontal, em que se estabelece a correspondência entre a área de formação e o posto de trabalho. Procurando assim inovar e demarcar pela diferença ao não seguir a tendência dos estudos focados na correspondência vertical, em que se analisa se os indivíduos estão a ocupar postos de trabalho que correspondem ao seu nível de escolaridade. Os dados utilizados foram fornecidos pelo GEP – Gabinete de Planeamento e Estratégia, do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, provenientes dos Quadros Pessoal, abrangendo um período de dez anos, de 1999 a 2009, com um ano de quebra de série, correspondente a 2001, sendo seleccionados apenas os indivíduos com o ensino superior distribuídos pelas áreas de formação e pelos postos de trabalho. O foco da análise incide no cálculo de taxas de eficácia em duas leituras: sobre o total de diplomados no conjunto dos postos de trabalho da área correspondente e sobre o conjunto de diplomados com um posto de trabalho na sua área de formação no total de diplomados da área correspondente. Os resultados, marcados pela diversidade de resultados entre as diferentes áreas e nos dois tipos de leitura, confirmam taxas de eficácia abaixo dos 50%, em ambas as leituras, indicando que uma maioria significativa de diplomados trabalha fora da sua área de formação. Mediante resultados tão baixos em termos de eficácia, segue-se a problemática da ineficácia de correspondência, com a discussão sobre a concentração de diplomados em postos de trabalho fora das suas áreas, bem como a possível influência das taxas de desemprego das áreas, já que áreas de formação com a taxa de desemprego superior à da eficácia se traduzem num valor elevado de ineficácia, e a hipótese de mobilidade profissional, verificando que não houve um melhoramento da eficácia no decorrer do período em análise.

This study was based on studies of the matching between the level of education and the job and focuses exclusively on horizontal matching type, which establishes the correspondence between the study area and the job. Looking for innovating and demarcating by the difference to not following the trend of the studies focused on vertical matching, it analyzes whether individuals are occupying jobs that match your education level. The data used were provided by the GEP - Planning and Strategy Office, Ministry of Labour and Social Solidarity, from the Personnel Boards, covering a period of ten years, from 1999 to 2009, with one break series year, corresponding to 2001, being selected only individuals with higher education distributed by the study areas and jobs. The focus of the analysis concerns on the calculation of rates of efficacy in two readings: on total graduates in the jobs of the match area and on the number of graduates with a job in their study field in total graduates matching area. The results, marked by the diversity of results between the different areas and the two types of reading, confirm efficacy rates below 50% in both readings, indicating that a significant majority of graduates is working outside their area of training. Through such low results in terms of effectiveness, it follows the issue of ineffectiveness of correspondence with the discussion on the concentration of graduates in jobs outside their areas, as well as the possible influence of unemployment areas, since study areas with unemployment rates higher than the efficiency translate into high value of inefficiency, and mobility hypothesis, indicating that there was an improvement in efficiency, during the period under analysis.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents