Document details

Food for wine lovers: a restaurant repositiong

Author(s): Batista, Adelaide Marques Portela

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5475

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Reposicionamento; Sector restauração; Marketing de serviços; Marketing estratégico; Repositioning; Restaurant sector; Services marketing; Strategic marketing


Description

A presente tese de mestrado é um projeto-empresa em cooperação com o Clara Chiado, um restaurante, wine bar e loja gourmet destinado à classe média-alta, localizado no coração de Lisboa cujas receitas mensais diminuíram consideravelmente ao longo dos dois primeiros anos de negócio. Depois de identificado o problema, foi analisada toda a envolvente macro-económica externa, o sector, a concorrência e o consumidor de forma a identificar as oportunidades existentes. Foi igualmente feita uma exaustiva análise interna, que permitiu a identificação da principais lacunas do restaurante, e uma revisão de literatura, que permitiu a extração de importantes conclusões. Apesar da atual crise económica, o consumidor-tipo do restaurante manteve o seu poder de compra e o gosto pelas refeições fora de casa pelo que o problema não estava relacionado com os preços praticados mas sim com a falta de diferenciação e os fracos benefícios percebidos pelo cliente. A solução encontrada para aumentar o valor e a notoriedade da marca, reconquistando um maior número de clientes e valor médio de compra foi um reposicionamento do conceito. Assim, foi elaborada toda a componente estratégica associada ao reposicionamento e proposta uma adaptação operacional do Marketing Mix dos Serviços, maioritariamente focada na área do produto, serviço e comunicação externa/interna. O reposicionamento resultou no desenvolvimento de um conceito assente na experiência associado a um produto inovador para um target exigente. A proposta vem reforçar as principais forças encontradas e criar novas vantagens competitivas, sem esquecer a concorrência e as limitações monetárias inerentes a qualquer pequena empresa.

The present master thesis is a company project made with the cooperation of Clara Chiado, a middle-up class restaurant, wine bar and gourmet store located in Lisbon, which monthly revenues have been decreasing during the first two years of the business. After identifying the problem, it was analysed the macroeconomics environment, the sector, main competitors and consumers to detect the major trends and opportunities. It was also made an exhaustive internal analysis, where the main gaps creating the problem were identified, and also a literature review that allowed extracting important conclusions Despite the current economic crisis, Clara Chiado target kept its buying power and the pleasure of dinning out, thus, the restaurant problem was not correlated with its price policy but with the lack of differentiation and low benefits perceived by the clients. The solution found to increase the brand awareness and equity and conquer a bigger number of clients and higher average purchases was the concept repositioning. Thus, it was made the whole strategic component associated to the repositioning and proposed a correspondent operational adaptation to the Services Marketing-Mix, mainly focused on the product, service and on the external and internal communication. The repositioning resulted in the development of an experiential concept associated to an innovative product focused on the demands of an exigent target. The proposal reinforces the major strengths found and creates new competitive advantages, without forgetting the competitors’ positioning and the monetary limitations typical of any small enterprise.

Document Type Master thesis
Language English
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents