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Um novo modelo de administração e de prestação de contas no ensino não superior

Author(s): Mota, Julieta de Almeida

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5575

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Contabilidade pública; Accountability; Transparência; Responsabilidade; Reforma; Modernização; Public accounting; Transparency; Responsibility; Reform; Modernization


Description

A realização deste trabalho de projeto insere-se numa época de necessidade explícita de poupança de recursos. É portanto a altura certa, para bem do presente e sustentabilidade do futuro encontrar novos instrumentos e aplicar os já existentes numa plena reforma e modernização da Administração Pública há tanto tempo teorizada. A evolução do Estado acompanhada pela criação dos diversos modelos de Estado tem uma especial influência na trajectória da sociedade e no desenvolvimento de factores e mudanças estando directamente interligados às diversas fases que compõem a reforma da Administra-ção Pública. Os estabelecimentos de ensino não superior existem em grande escala, espalhados por todo o país, e consomem uma considerável percentagem do orçamento do Estado. São, portanto, serviços públicos privilegiados para aplicação de métodos de economia, eficiência e eficácia. O pessoal não docente em concreto o pessoal administrativo, a quem nos estudos com base no ensino e na educação não tem sido dada grande relevância, é o aplicador mais frequente de métodos que permitem melhorar o funcionamento dos serviços públicos e contribuem para uma melhor opinião dos cidadãos especifi-camente sobre a função Educação. Através dos órgãos de gestão administrativa e financeira os gesto-res públicos dos estabelecimentos de ensino podem contribuir para uma melhoria da transparência na prestação de contas criando ou propondo novos instrumentos de preferência baseados em sistemas de informação modernos e actualizados. Da nossa parte e com a intenção de contribuir para tal desiderato, consideramos importante e de relevante interesse a elaboração deste trabalho de projeto sendo que o objetivo principal é melhorar os métodos administrativos e de prestação de contas dos estabelecimentos de ensino não superior, onde a implementação do sistema contabilístico POC Educação é factor chave para solucionar alguns dos problemas ao nível da accountability e da responsabilidade.

The accomplishment of this project work is part of a season explicit need saving resources. It is there-fore the right time, for the benefit of present and future sustainability of new tools to find and apply existing in a full reform and modernization of Public Administration so long theorized. The evolution of the State accompanied by the creation of different models of State has a special influence on the trajectory of society and the development of factors and changes being directly linked to the various phases making up the reform of Public Administration. There are schools on a large scale scattered throughout the country, and consume a considera-ble percentage from the State budget. They are therefore privileged public services for application of methods of economy, efficiency and effectiveness. The non-academic staff in particular the adminis-trative personnel, who studies based on teaching and education has not been given great importance, the applicator is more common methods for improving the functioning of public services and contrib-ute to a better opinion of citizens specifically about the function Education. Through the organs of administrative and financial managers of public schools can contribute to improving transparency in accountability by creating or proposing new tools preferably based on modern and updated infor-mation systems. From our part, and with the intent to contribute to such desideratum, we consider important and relevant interest the development of this project work is that the main objective is to improve the methods of administration and accountability of schools where the system implementation POC Edu-cação is key to solving some of the problems at the level of accountability and responsibility.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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