Document details

Competitividade das exportações: uma análise comparativa a nivel mundial através da metodologia da quota de mercado constante

Author(s): Pinto, Vera Lúcia Amélio

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6121

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Competitividade; Exportações; Quota de mercado; Comercio internacional; Portugal; Competitiveness; Export; Market share; International trade


Description

Este trabalho visa contribuir para um melhor conhecimento dos fluxos do comércio mundial e em particular da competitividade externa da economia portuguesa. São de conceitos fundamentais que permitem promover o desenvolvimento sustentável dos países e a melhoria do bem-estar das populações. Com base em dados da Chelem e fazendo a análise à Quota de Mercado (QM) de 82 países entre 1999-2001 e 2007-2009, serão identificados os novos protagonistas do comércio mundial, os mercados que ganharam maior e menor QM real, bem como a sua capacidade de reação às alterações de procura nos mercados. No caso da economia Portuguesa, é feita uma análise à evolução da Quota de Mercado das exportações, numa amostra constituída pelos principais mercados de exportação (82), e onde será analisada a distribuição por mercados geográficos e a composição por produtos das exportações, no período em análise. A análise evidencia uma evolução negativa das QM das exportações portuguesas e identifica as razões.

This dissertation aims to contribute to a better understanding of world trade flows and the external competitiveness of the Portuguese economy in particular. These are fundamental concepts that would foster the sustainable development of the country and improvement of the welfare of the people. Based on data from Chelem and analysis of Market Share (MS) from 82 countries between 1999-2001 and 2007-2009, the new players in world trade, the markets which increased and decreased in terms of real MS will be identified, as will their ability to react to changes in demand. In the case of the Portuguese economy, it analyses the evolution of the Market Share of exports in a sample of the main export markets (82), the distribution of which will be analysed by geographic and product composition of exports in the specified period. The analysis shows a negative evolution of MS of Portuguese exports and identifies reasons.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Crespo, Nuno
Contributor(s) Pinto, Vera Lúcia Amélio
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents