Document details

Intervenção social com jovens: conceitos e práticas

Author(s): Baptista, Gustavo Luís Póvoa

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6156

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Intervenção social com jovens; Educação não-formal; Educação informal; Juventude; Ética; Youth work; Non formal education; Informal education; Youth; Ethics


Description

A presente investigação centra-se no estudo exploratório relativo à intervenção social com jovens, contribuindo para a compreensão do conceito, através das práticas, fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos a ele associadas, bem como o perfil de jovem a que se destina. Para tal cruzaremos perspetivas teóricas e concetuais existentes sobre o tema com a visão dos profissionais que intervêm nesta área. A investigação sustentou-se numa abordagem qualitativa, em que foi feita uma análise documental, foram aplicadas entrevistas através de questionário por questões abertas a profissionais que exercem a sua atividade em organizações centradas na intervenção com jovens. Procedeu-se de seguida a uma análise de conteúdo das entrevistas, recorrendo a uma grelha de análise de categorias. De uma maneira geral, os resultados apresentam uma intervenção dirigida a jovens expostos a fatores de risco, assente numa metodologia centrada nas potencialidades, recorrendo a técnicas ligadas à educação não-formal e informal. Encontra-se uma grande diversidade de práticas profissionais e de formações académicas em intervenção. As fundamentações teóricas que orientam a prática são difusas e inconsistentes, centrando-se a intervenção na experiência profissional acumulada pelos profissionais.

This research focuses on an exploratory study on the social intervention with young people, contributing to the understanding of this concept through the practices, theoretical and methodological procedures associated with it, as well as to the profile of the young people covered by it. For this we will cross conceptual and theoretical perspectives on this theme with the vision of professionals involved in this area. Research supported in a qualitative approach, in which an analysis of documents, interviews were held via questionnaire with open questions to professionals who pursue their activity in organizations focused on intervention with young people. We then proceeded to a content analysis of the interviews, using an analysis grid of categories. In general, the results showed an intervention targeting young people exposed to risk factors, based on a methodology centered on the potential, using techniques related to non-formal and informal education. There is a great diversity of professional practice and academic training in intervention. The theoretical foundations that guide the practice are diffuse and inconsistent, focusing the intervention on the experience accumulated by professionals.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents