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Macau Sá Filo: memória, identidade e ambivalência na comunidade euroasiática Macaense

Author(s): Gaspar, Marisa Cristina dos Santos

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6398

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F40412%2F2007/PT;

Subject(s): Comunidade euroasiática macaense; Identidade étnica e cultural; Memória autobiográfica e coletiva; Ambivalência; Macanese eurasian community; Ethnic and cultural identity; Autobiographical and collective memory; Ambivalence


Description

Na atual fase de pós-transição de soberania de poderes e recente estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China (RAEM), procurei compreender como na contemporaneidade os macaenses (indivíduos e comunidade), historicamente associados ao projeto colonial português em Macau, têm respondido – nos seus múltiplos posicionamentos entre “os seus semelhantes” e “os outros” – ao profundo impacto que esta mudança provocou nas dinâmicas do grupo. Esta dissertação aborda a comunidade euroasiática macaense – os filhos de Macau (Macau sá filo, no dialeto crioulo macaense patuá) – e as suas redes de atores e interações sociais. Analisa a “trama” da construção de identidades e respetivas memórias que sustentam essas identidades “imaginadas”, inseridas em processos políticos e económicos complexos, simultaneamente locais e globais. Foca três redes de atores sociais em ação: (1) as elites macaenses e os seus projetos de engenharia cultural em curso na RAEM; (2) a anónima e dispersa “diáspora macaense” e as suas práticas em torno de uma certa perpetuação comunitária; (3) e o Partido dos Comes e Bebes (PCB), grupo informal de macaenses residentes em Portugal. É argumentado que a produção de uma identidade étnica e cultural macaense é um fenómeno emergente num espaço contraditório e ambivalente que, em muito, ultrapassa a visão reducionista do mero exotismo da diversidade cultural e torna obsoletas as conceções de “pureza” e hierarquia das culturas.

In Macao’s current post-transition period of sovereignty and power, and following the recent establishment of the Macao Special Administrative Region of the People’s Republic of China (Macao SAR), I try to understand how Macanese (individuals and community), historically associated with the Portuguese colonial project in Macao, have been reacting – in their multiple positionalities between ‘themselves’ and ‘the others’ – to the profound impact that this major change has had on their group dynamics. This dissertation is about the Eurasian Macanese community – ‘sons and daughters of the soil of Macao’ (Macau sá filo, in patuá, or the Macanese Creole dialect) – and their actors’ networks and social interactions. I analyze the ‘plot’ underlying the construction of identities and correspondent memories that sustain these ‘imagined’ identities, which are inserted in simultaneously local and global political and economic processes of great complexity. I focus on three social actors’ networks in action: (1) the Macanese elites and their ongoing projects of cultural engineering in the Macao SAR; (2) the anonymous and scattered ‘Macanese diaspora’ and their practices in favour of a certain kind of community perpetuation; and (3) the Food and Drink Party (PCB), an informal group of Macanese living in Portugal. It is argued that the production of an ethnic and cultural Macanese identity is a phenomenon that emerges in a contradictory and ambivalent space, thus superseding the reductionist view of cultural diversity as mere exoticism, and rendering conceptions of cultural ‘purity’ and cultural hierarchy obsolete.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) O'Neill, Brian Juan; Santos, Gonçalo João Duro dos
Contributor(s) Gaspar, Marisa Cristina dos Santos
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