Document details

A importância das competências e as expectativas face à formação no ensino do empreendedorismo

Author(s): Figueiredo, Vanessa Alexandra Antunes

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6404

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Empreendedorismo; Ensino; Formação; Competências de empreendedorismo; Recursos pedagógicos; Entrepreneurship; Education; Training; Entrepreneurship competencies; Learning resources


Description

O presente estudo procura: a) compreender quais as competências de empreendedorismo que os estudantes gostariam que fossem desenvolvidas e as competências que se encontram actualmente a ser desenvolvidas em contexto universitário; b) quais os recursos pedagógicos que os estudantes mais valorizam no que diz respeito à formação académica em empreendedorismo; e c) quais as expectativas dos alunos face à formação em dois momentos: antes e durante a formação o programa de formação. A amostra deste estudo é composta por estudantes (N = 244) que se encontravam a frequentar cursos de empreendedorismo em quatro universidades de Lisboa entre Novembro de 2011 e Abril de 2012. A amostra inclui 38,9% de estudantes do sexo masculino e 61,1% de estudantes do sexo feminino, pertencentes a diferentes áreas académicas: Gestão (44,3%), Publicidade e Marketing (20,1%), e Relações Públicas e Comunicação Empresarial (12,7%) entre outras. Os dados foram recolhidos por questionário e analisados através de interpretações estatísticas e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo demonstram que é necessário investir no desenvolvimento de novas competências de empreendedorismo e de recursos pedagógicos que possibilitem aos alunos um contacto mais próximo com empreendedores. Esta dissertação contribui para proporcionar às universidades um conhecimento acerca da importância dos cursos de empreendedorismo e das necessidades formativas actuais dos estudantes.

The present study aims to: a) to understand what entrepreneurship competencies students would like to developed and the competencies that are actually being developed in the university context; b) which learning resources students most valued with regard to academic education in entrepreneurship; and c) what were the students’ expectations about training in two moments: before and during the training program. A sample of bachelor/undergraduate students (N = 244) attending to entrepreneurship courses at four universities in Lisbon participated in the study between November 2011 and April 2012. The sample included 38,9% male and 61,1% female from different scientific areas: Management (44,3%), Advertising and Marketing (20,1%), and Public Relations and Business Communication (12,7%) among others. The data was collected with a survey and analyzed with both the statistical interpretations and content analysis. The results of this study indicated that it is necessary to invest in the development of new entrepreneurship skills and learning resources that allow students to have a closer contact with entrepreneurs This thesis provides a contribution to the universities about the importance of entrepreneurship courses and the actual educational needs of students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo