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As controvérsias da reforma educativa em Angola: uma análise crítica das percepções dos professores do Iº ciclo do ensino primário

Author(s): Michingi, Kezita Manuela Marcos

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6410

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Política educativa; Reforma educativa; Monodocência; Education policy; Education reform; A single teacher


Description

O presente trabalho tem como principal enfoque o processo da reforma educativa em curso em Angola. Para um país como Angola que saiu de um conflito armado que durou mais de 20 anos, que destruiu o tecido social e económico e que precisa de promover o crescimento económico; modernizar o sistema social e político; e fazer dos seus cidadãos membros participativos, críticos e responsáveis da sociedade, a Educação aparece como elemento-chave nas medidas a tomar. Deste modo, irão ser analisadas as percepções dos professores e directores de escola face à reforma educativa e respectiva funcionalidade no que concerne à prática educativa do Subsistema de ensino geral no contexto angolano. O objectivo central é analisar e compreender a centralidade das controvérsias no plano da reforma educativa e da monodocência no 5º e 6º ano de escolaridade do sistema educativo angolano. O estudo baseou-se numa metodologia essencialmente qualitativa. A entrevista foi escolhida como método de recolha central de informação, tendo como principal instrumento de análise: a análise de conteúdo. Deste modo, o estudo apoia-se nos depoimentos de uma amostra de 16 professores do ensino primário que leccionam o 5º e 6º ano e quatro directores de escola. Os resultados deste estudo apontam para a revisão da política de qualificação e profissionalização dos professores do ensino básico em Angola. Mas antes disso, para discussão dos benefícios da monodocência no 5º e 6º ano.

The present work has as its main focus the process of educational reform underway in Angola. For a country like Angola that is coming out of an armed conflict that has lasted over 20 years, which destroyed the social and economic needs and promote economic growth, modernize the social and political system or to participating members of their citizens, critical and responsible members of society, education appears as a key element in action. Thus, will be analyzed the perceptions of teachers and school principals face the educational reform and its functionality with regard to educational practice Subsystem general education in the Angolan context. The central objective is to analyze and understand the centrality of controversy in terms of educational reform and the single teacher in 5th and 6th grade of the Angolan education system. The study was based on qualitative methodology, the main tool for analyzing the content analysis. The study shows a random sample of 16 primary school teachers who teach the 5th and 6th year and four school directors. The interview was chosen as the method of gathering information. The results of this study point to review the policy for training and professional development of primary school teachers in Angola.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Susana da Cruz
Contributor(s) Michingi, Kezita Manuela Marcos
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