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Indicadores de confiança e a realidade económica e financeira

Author(s): Pereira, Gonçalo Filipe Faustino

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6563

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Confiança dos consumidores; Confiança dos empresários; Clima económico; PIB Produto Interno Bruto -- GDP Gross Domestic Product; PSI-20; VAR; Cointegração -- Cointegration; Funções impulso resposta; Decomposição da variância; Consumer confidence; Business confidence; Economic climate; Impulse response functions; Decomposition of variance


Description

No presente estudo é feito o exame da relação existente entre os indicadores de confiança dos Consumidores e dos Empresários com a realidade Económica e Financeira observada em Portugal entre Janeiro de 1999 e Dezembro de 2009. Para representar a realidade económica foi utilizado o Produto Interno Bruto a Preços Constantes e, por sua vez, o índice PSI-20 foi utilizado como indicador representativo da realidade Financeira. Para proceder a esta averiguação foi utilizada uma metodologia de vectores auto regressivos (VAR). De entre as várias conclusões retiradas, é necessário realçar que a variação dos indicadores de confiança é bastante relevante para explicar a evolução económica e financeira de Portugal. Destaque especial para o Indicador de confiança dos consumidores em termos de ajuda na explicação da variação do PIB e na previsão do mesmo. Por sua vez a variação do PSI-20 ajuda a prever a variação da Confiança dos Empresários.Já esta última consegue explicar mais de 17% da variabilidade do principal Índice Bolsista Português. O que é importante reter, neste estudo, é que sendo os indicadores de confiança apresentados com uma maior antecedência em relação à maioria dos indicadores de conjuntura económica e financeira e com uma periodicidade mensal, é necessário que estes sejam alvo frequente de atenção por parte dos vários governos e instituições com responsabilidade económica e financeira (por exemplo a União Europeia o BCE e o FMI) para análise das várias políticas e estratégias de crescimento económico implementadas.

The present study was done by examining the relationship between Consumer and Business confidence indicators and the Economic and Financial reality observed in Portugal between January 1999 and December 2009. To represent the economic reality, we used Gross Domestic Product at Constant Prices, and in turn the PSI-20 was used as a proxy indicator of financial reality. To carry out this investigation we used vector auto regressive methodology (VAR). Among the many conclusions drawn, it must be stressed that the range of confidence indicators is very important to explain the economic and financial developments in Portugal. Of particular note is the indicator of consumer confidence as a help in explaining the variation and also the anticipation of GDP. The variation of the PSI-20 helps predict the variation of the Business Confidence, since it can explain more than 17% of the variability of the main Portuguese stock index. Based on this study, we can point out that the confidence indicators being presented, with a major advance in relation to most indicators of economic and financial environment and on a monthly basis, should be a frequent target of attention from various governments and institutions with responsibility for economy and finances (e.g. the European Union, the ECB and the IMF) for the analysis of various policies and implemented strategies for economic growth.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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