Document details

Estratégias de integração escolar e social: famílias de origem ucraniana em Portugal

Author(s): Castro, Maria Leonor Dias Duarte Gonçalves de Almeida

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6680

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Educação; Imigração; Integração; Descendentes de imigrantes ucranianos; Education; Immigration; Integration; Descendants of Ukrainian immigrants


Description

No final da década de 90, surge em Portugal um fluxo inesperado, abrupto e expressivo de imigrantes com origem nos países do Leste europeu. Se, inicialmente, a estadia destes imigrantes em Portugal podia ser encarada como temporária, o reagrupamento familiar poderá ser indicativo de uma intenção de regresso ao país de origem mais tardia ou mesmo de fixação em território nacional. Neste trabalho faz-se uma reflexão sobre a integração das famílias de origem ucraniana em Portugal em diversas esferas sociais, dando-se especial enfoque à integração na Escola. Assim, através da realização de entrevistas, analisaram-se as representações que este grupo de imigrantes tem da escola e das aprendizagens escolares, as práticas de acompanhamento que desenvolvem e, ainda, o contacto que mantêm com as suas raízes culturais. O estudo tenta, ainda, identificar quais as suas maiores dificuldades de integração, bem como as expectativas de futuro. A análise da informação recolhida permitiu perceber que há indícios de que uma parte significativa dos imigrantes ucranianos pondera não regressar ao seu país de origem. Alguns já compraram casa em Portugal e conseguiram reduzir o hiato entre as suas qualificações e a profissão que desempenham. No que respeita à escolarização dos filhos, apesar de estas famílias serem muito críticas em relação à escola portuguesa, verificou-se que algumas conseguem identificar aspetos muito positivos e que reconhecem que os objectivos e o resultado final são muito semelhantes, tendo apenas métodos diferentes. Ficou mais uma vez patente a importância da obtenção dos diplomas escolares em Portugal.

In the late 90s, appeared in Portugal an unexpected, abrupt and expressive immigration flow with origin in the Eastern European countries. If initially, the stay of these immigrants in Portugal could be seen as temporary, family reunification may be indicative of an intention to return later to their country of origin or even fixation on national territory. This study reflects upon the integration of the families of Ukrainian origin in Portugal in several social spheres, with particular focus on school integration. Thus, through the realization of interviews were analysed the representations that this group of immigrants has of the school and school knowledge, the monitoring practices that they develop, as well as how they maintain in contact with their cultural roots. The study tries also to identify their greatest difficulties of integration, as well as future expectations. The analysis of the collected information has allowed to understand that there are signs that many Ukrainian immigrants may not return to their country of origin. Some have already bought a house in Portugal and were able to reduce the gap between their academic skills and the job they perform. Regarding the education of children, although some families remain very critical about Portuguese schools, they were able to identify some highly positive aspects and to recognize that at the end, the objectives and results are very similar and just have different methods. It was once again highlighted the importance of obtaining a school diploma in Portugal.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents