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Relação entre os estilos parentais e os problemas do comportamento nas crianças: efeito moderador do clima escolar

Author(s): Candeias, Maria de Jesus Canelas

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/7516

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Problemas do comportamento; Criança; Estilos parentais; Clima escolar; Behavioral problems; Child; Parenting styles; School climate


Description

Este estudo pretende compreender a relação entre os estilos parentais e o clima escolar na manifestação de problemas do comportamento (PC) nas crianças. Neste estudo participaram 411 crianças, do 3º ao 6º ano de escolaridade, respetivos pais e professores, provenientes de quatro escolas públicas do distrito de Lisboa. As crianças foram classificadas em um dos quatro grupos de estilos parentais propostos por Maccoby e Martin (autoritários, autoritários, permissivos e negligentes), com base na avaliação que a crianças fizeram dos seus pais a partir de duas dimensões: aceitação /responsividade e exigência/supervisão. As crianças foram depois avaliadas em termos de problemas do comportamento externalizantes e internalizantes (auto-relato e hétero-relato: pelos pais e professores), de acordo com o sistema de avaliação de Achenbach, e por último, avaliaram a sua escola em termos do clima escolar. Os resultados indicam que as crianças que caraterizam os seus pais como negligentes apresentam mais problemas do comportamento externalizantes e mais problemas do comportamento internalizantes; as crianças que caraterizam os pais como autoritários apresentam mais problemas do comportamento internalizantes. Relativamente ao estilo parental permissivo não foram encontradas associações significativas com os problemas do comportamento internalizantes nem externalizantes. Verificámos, ainda, que as crianças que têm uma perceção negativa do clima escolar apresentam mais problemas de comportamento e que o clima escolar modera a relação entre os estilos parentais e os problemas do comportamento externalizantes nas crianças.

This study aims to understand the relation between parenting styles and school climate in the manifestation of behavior problems in children. This study involved 411 children, from 3rd to 6th grade, their respective parents and teachers from four public schools in the District of Lisbon. Children were classified into one of four groups of parenting styles proposed by Maccoby and Martin (authoritative, authoritarian, permissive, and neglectful) on the basis of the children`s rating of their parents on 2 dimensions: acceptance/ responsiveness and strictness/ supervision. The children were then evaluated in terms of externalizing behavior problems and internalizing (self-report and other-report: parents and teachers), according to the Achenbach system, and finally rated their school in terms of school climate. The results indicate that children who characterize their parents as neglectful exhibit more externalizing behavior problems and more internalizing behavior problems, children who characterize parents as authoritarian exhibit more internalizing behavior problems. Regarding the permissive parenting style were not found significant associations with internalizing problems or externalizing behavior. We also found that children who have a negative perception of school climate have more behavioral problems and that school climate moderates the relation between parenting styles and externalizing behavior problems in children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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