Document details

Responsabilidade social das empresas: passado versus actualidade

Author(s): Nogueira, Ellis Regina Reis

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/7903

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Responsabilidade Social das Empresas (RSE); Desenvolvimento sustentável; Ética empresarial; Marketing (social e de causas sociais); Economia solidária; Responsabilidad Social de las Empresas (RSE); Ética empresarial; Desenvolvimiento sustentable; Marketing (social y de causas sociales); Economía solidaria


Description

Com o aumento da globalização e da competitividade a grande escala, nas últimas duas décadas, tem-se prestado uma particular atenção à Responsabilidade Social das Empresas e a outros temas a ela relacionados, pois no seu quotidiano as empresas devem procurar minimizar os seus efeitos negativos e maximizar os aspectos positivos da sua actividade. O presente trabalho visa perceber as diferenças existentes entre as práticas e motivações de Responsabilidade Social das Empresas no passado, nomeadamente nos anos 50/60, e as actuais, na zona da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – Baixo Vouga, estabelecendo comparações temporais. Este estudo incidiu sobre três empresas de âmbito regional, uma apenas em relação ao passado, outra em relação à actualidade e a última em relação aos dois períodos temporais (passado e presente). Atendendo ao supra referido, foi realizada uma exaustiva pesquisa bibliográfica e na Internet, de forma a conhecer um pouco do “estado da arte” dos conceitos base e a fundamentar a investigação (Dados Secundários). No que concerne a dados primários, houve observação no local, questionários e entrevistas semi-estruturadas a membros superiores das empresas estudadas. Na redacção deste trabalho em primeiro é efectuado o enquadramento do estudo e a apresentação dos seus objectivos e das metodologias de trabalho utilizadas. Seguidamente, são apresentados detalhadamente os conceitos base da investigação e explicada a sua evolução. No terceiro capítulo são apresentados os estudos de caso, procedendo-se primeiramente a uma contextualização geográfica das empresas, à sua apresentação e, seguidamente, à análise das práticas de RSE desenvolvidas e das suas motivações. Por fim, realiza-se uma síntese das principais conclusões do estudo.

Con el aumento de la globalización y de la competitividad a grande escala, en las dos últimas décadas, se ten prestado particular atención à la Responsabilidad Social de las Empresas y a otros temas con ella relacionados, pués en su cotidiano las empresas deben procurar minimizar los efectos negativos de su actividad y maximizar los aspectos positivos. El presente trabajo visa percibir las diferencias existentes entre las praticas y motivaciones de Responsabilidad Social de las Empresas en el pasado, nombradamente en los años 50/60, y las actuales, en la zona de la Comunidad Intermunicipal de la Región de Aveiro – Bajo Vouga, estableciendo comparaciones temporales. Este estudio incidió sobre tres empresas de ámbito regional, una apenas en relación al pasado, otra en relación al presente y la ultima en relación a los dos periodos temporales (pasado y presente). Atendiendo al qué fue referido, a sido realizada una exhaustiva pesquisa bibliográfica y en la Internet, de forma a conocer un poco mejor el “estado d’el arte” de los conceptos base y a fundamentar la investigación (Dados Secundarios). No que concierne a dados primarios, existió observación en el local, cuestionarios e entrevistas semi-estructuradas a miembros superiores de las empresas estudiadas. En la redacción de este trabajo, en primero es efectuado un encuadramiento del estudio y la exposición de sus objectivos y de las metodologias de trabajo utilizadas. Seguidamente, son presentados detalladamente los conceptos base a la investigación y explicada su evolución. En el tercero capitulo son presentados los estudios de caso, procediéndose primeramente a una contextualización geográfica de las empresas, a su presentación y, seguidamente, a la análisis de las practicas de RSE desenrolladas y de sus motivaciones. Por fin, se realiza una síntesis de las principales conclusiones del estudio.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents