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Estratégia de comunicação como um processo de tomada de decisão: Uma nova abordagem na compreensão da formulação estratégica em relações públicas

Author(s): Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/8785

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Relações públicas -- Public relations; Tomada de decisão -- Decision making; Estratégias; Estratégias de comunicação; Processo de Relações Públicas em quatro etapas; Critical decision-making; Strategies; Communication strategy; Public Relations process in four steps


Description

As Relações Públicas (RP) podem ser entendidas simultaneamente como uma disciplina autónoma da comunicação aplicada e como uma atividade que assume uma função estratégica relevante na organização. Neste sentido, o profissional de RP baseia a sua ação em processos de formulação estratégica, recorrendo a métodos científicos. Partindo de uma revisão do processo de Relações Públicas em quatro etapas, à luz dos conceitos e propostas sobre a tomada de decisão, propõe-se uma nova abordagem na compreensão da formulação estratégica em Relações Públicas, assumindo o desenho de estratégias de comunicação como um momento de tomada de decisão por excelência. Deste modo, é apresentado um esquema processual para a aplicação do conceito de tomada de decisão no desenho de estratégias de comunicação em RP, que apresenta mais-valias para a prática deste corpo de conhecimentos, na medida em que permite mitigar o risco, no momento da escolha de uma entre várias alternativas de ação, e tornar as decisões mais eficientes.

Public Relations (PR) can be understood both as an independent discipline from applied communication and as an activity that assumes a relevant strategic function in the organization. In this way, the PR professional's action is based on strategic formulation processes through scientific methods. By reviewing the Public Relations process in four steps in light of concepts and proposals about decision making, a new approach to understand the strategic formulation in Public Relations is proposed, assuming the definitions of communication strategies as a decision-making moment by excellence. It is therefore presented as a process scheme for the decision-making concept application in the definition of communication strategies in PR, which represents added value to the practice of this knowledge area, as it allows risk mitigation in the moment of choice, amongst one of several action options and making more efficient decisions more efficient.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
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