Author(s):
Aníbal, Alexandra Cabeçadas Arsénio Nunes
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/8889
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Aprendizagem informal; Reconhecimento; Validação e certificação de competências; Literacia; Portefólios reflexivos de aprendizagens; Informal learning; Recognition; Validation and certification of skills; Literacy; Reflexive learning portfolios
Description
O paradigma da aprendizagem ao longo da vida que tem vindo a ser consolidado pelas instituições europeias e mundiais com responsabilidades ao nível da educação, implicou a tomada de consciência da necessidade de serem reconhecidas formalmente as aprendizagens realizadas em contextos não formais e informais. Nesse sentido, foram concebidos e implementados, em vários países, dispositivos de validação de competências, destacando-se, como boa prática, o sistema português de reconhecimento, validação e certificação de competências. Com este pano de fundo, problematiza-se o conceito de aprendizagem informal e procura-se, a um nível macro, mapear este fenómeno em Portugal, de forma comparativa com os outros países europeus. A um nível micro, analisam-se os percursos de vida de adultos que, partindo de uma escolaridade formal limitada, adquiriram, em contextos não escolares, competências de literacia validadas no âmbito do referido sistema. Procura-se compreender a influência desses contextos no desenvolvimento de disposições individuais e na aquisição de competências de literacia, a partir de relatos biográficos orais (entrevistas) e escritos (Portefólios Reflexivos de Aprendizagens).
The paradigm of lifelong learning that has been consolidated by European and worldwide institutions with responsibilities at the level of education implied the awareness of the need to formally recognize learning carried out in non-formal and informal contexts. In this sense, competences validation devices were designed and were implemented in several countries. The Portuguese system of recognition, validation and certification of skills is recognized, among them, as a good practice. With this background, this research discusses the concept of informal learning and maps, at a macro level, this phenomenon in Portugal, in comparison with the other European countries. At a micro level, it examines the pathways of life of adults who had limited schooling and have acquired literacy skills in non-school contexts, trying to understand the influence of these contexts in the development of individual dispositions and on the acquisition of literacy skills, from oral (interviews) and written (Reflexive Learning Portfolios) biographical reports.