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Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informante

Author(s): Branco, Carla

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/9051

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Relações intergeracionais; Pobreza; Exclusão social; Capital social; Idadismo; Avaliação das necessidades; Perspetiva multi-informante; Intergenerational relations; Poverty; Social exclusion; Social capital; Ageism; Needs assessment; Multi-informant perspective


Description

Este estudo deseja contribuir, a partir de uma abordagem sinergética da exclusão social e das relações intergeracionais (RI), para a futura implementação de projetos na área da inclusão e da intergeracionalidade. Pretendeu-se, através da realização de oito focus-grupo, avaliar as necessidades de intervenção ao nível das relações intergeracionais e as atividades mais adequadas para responder às mesmas, do ponto de vista dos técnicos (n=8), dos jovens (18-30 anos; n=17) e dos séniores (≥50 anos; n=18) em situação de fragilidade socioeconómica (beneficiários de apoio social), adotando-se uma perspetiva multi-informante. Os resultados foram analisados segundo oito categorias gerais: “Redes sociais”, “Crenças sobre os jovens”, “Perceções sobre o que os jovens podem transmitir”, “Crenças sobre os séniores”, “Perceções sobre o que os séniores podem transmitir”, “Perceções sobre as RI”, “Atitudes face às atividades intergeracionais” e “Atividades intergeracionais”. Falta de redes e de RI, falta de solidariedade, problemas intrafamiliares, divisão étnica, idadismo face aos jovens e séniores, barreiras às atividades intergeracionais, baseadas na não participação das pessoas, e falta de perspetivas dos técnicos, foram problemas evidenciados na análise dos resultados. As atividades intergeracionais mais sugeridas pelos participantes foram a sensibilização e divulgação dos programas intergeracionais, atividades de interesses em comum, atividades de troca de aprendizagens, atividades práticas e dinâmicas, realizadas em pequenos grupos e com diversidade étnica. Os resultados apontam para a criação de projetos intergeracionais que promovam o capital social e a diminuição do idadismo, que promovam a formação dos técnicos e as competências familiares.

This study aims to contribute to the future implementation of projects in the area of inclusion and intergenerationality, from a synergistic approach of social exclusion and intergenerational relations. It was intended to assess the need for intervention at the level of intergenerational relationships (IR) and the most suitable activities to meet them, by conducting eight focus group with professionals (n = 8), young (18-30 years, n = 17) and seniors (≥ 50 years, n = 18) with socio-economic fragility (beneficiaries of social assistance), adopting a multi-informant perspective. The results were analyzed according to eight general categories: "Social networks", "Beliefs about the young", "Perceptions about what young people can transmit", "Beliefs about seniors", "Perceptions about what seniors can transmit" "Perceptions about the IR", "Attitudes toward intergenerational activities" and "Intergenerational activities". Lack of networks and IR, ethnic division, lack of solidarity, intra-family problems, ageism towards young and seniors, barriers to intergenerational activities based on nonparticipation of people, and lack of prospects from professionals, were evident problems in the analysis of the results. Intergenerational activities suggested by the participants were: dissemination and sensibilization toward intergenerational programs, common interests’ activities, exchange of learning activities, practical and dynamic activities, conducted in small groups with ethnic diversity. The results support the creation of intergenerational projects for the promotion of social capital and decrease of ageism, and also for the promotion of training for professionals and families. Keywords: Intergenerational relations, poverty and social exclusion, social capital, ageism, needs assessment, multi-informant perspective

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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