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Envolvimento paterno: associações entre as dimensões do envolvimento, os estilos parentais e a compreensão das emoções em crianças em idade pré-escolar

Author(s): Castro, Filipa Alexandra Luzio

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/9239

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Parentalidade; Envolvimento paterno; Cuidados à criança; Estilos parentais educativos; Compreensão emocional; Parenting; Child-rearing; Parenting styles; Emotional understanding; Father’s involvement


Description

O aumento da participação da mulher no mercado de trabalho representa uma das grandes mudanças na sociedade portuguesa, que maior destaque representou na reorganização da estrutura familiar. O papel do pai adquire, assim, novas formas, passando a ser expectável que assuma de modo mais demarcado uma posição de cuidador e não somente suporte financeiro. Neste sentido, com uma amostra de 27 mães, pais e crianças, visou-se analisar de que forma as cinco dimensões do envolvimento paterno se encontram relacionadas com os estilos parentais educativos e a compreensão emocional de crianças dos 3 aos 5 anos, tendo em conta algumas variáveis sociodemográficas. Os resultados indicam que, na perspetiva das mães, as atividades de cuidados são frequentemente realizadas pelas mesmas, ao passo que nas atividades de brincadeira e lazer os pais tendem a manter uma partilha de tarefas mais igualitária. Foram ainda encontradas associações entre as dimensões do envolvimento do pai (variável associada à quantidade), tanto ao nível dos cuidados como da socialização, e os estilos parentais (variável associada à qualidade). Todavia, não se verificaram correlações significativas entre o envolvimento, os estilos e a compreensão das emoções. Estudos compreendendo as dimensões do envolvimento e os estilos tornam-se necessários para melhor se compreender o impacto e benefícios da relação pai-criança, no desenvolvimento das crianças, nomeadamente a nível emocional.

The increase in women’s participation in the labor market represents one of the great changes in Portuguese society, and implied a huge reorganization in family structure. The father’s role thus acquires new forms, being expectable to take a more definite position as caregiver and not only as a finance supporter. In this context, we aimed to analyze, in a sample of 27 mothers, fathers and children, how the five dimensions of paternal involvement were related to educational parenting styles and the emotional comprehension of children aged 3 to 5, attending, also, to socio-demographic variables. Results show that, from the mothers’ perspective, care activities are often carried out by themselves, while in playing and leisure activities fathers tend to sustain an identical sharing of tasks. Associations were found between the fathers involvement dimensions (a quantity-related variable), both in terms of caring and socialization, and parenting styles (a quality-related variable). However, there were no significant correlations between involvement, parenting styles and emotions. More studies on the involvement dimensions and parenting styles arise as necessary in order to better understand the impact and benefits of father-child relationships on children´s development, particularly at emotional level.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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