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Intenção de compra online nos seniores portugueses

Author(s): Pires, Rita Margarida Rolin

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/9307

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Segmento sénior; Internet; Comportamento do consumidor online; OSAM; Intenção de compra online; Comércio eletrónico; Senior segment; Internet; Online consumer behavior; Online shopping intention; E-Commerce


Description

Com o aumento da população sénior em Portugal, a evolução exponencial da penetração do uso da Internet no mundo e em Portugal e o aumento da familiaridade dos seniores portugueses com as novas tecnologias, nomeadamente a Internet e o comércio eletrónico, torna-se evidente a necessidade de conhecer melhor o segmento sénior enquanto utilizador de Internet, qual a sua disponibilidade para efetuar compras nesse meio e que fatores influenciam a sua intenção de o fazer. Para o efeito realizou-se uma investigação quantitativa, através de um questionário online, a uma amostra por conveniência de 154 seniores portugueses com acesso à Internet. As análises efetuadas permitiram concluir que a amostra em estudo revelou bastante familiaridade com a utilização da Internet assim como uma abertura relativamente às compras online. Os resultados revelaram ainda que o nível de rendimento, o nível de escolaridade, as características pessoais ligadas à inovação, o nível de experiência com a Internet e a experiência de compra online anterior influenciam positivamente a intenção de comprar pela Internet por parte da amostra de seniores em estudo, ao contrário do género e da idade que demonstraram não influenciar essa intenção. A investigação revelou ainda que a conveniência e o preço são os benefícios mais valorizados quando os seniores compram pela Internet e que os riscos percebidos nesse processo influenciam negativamente (embora não muito significativamente) a sua intenção de compra online.

With the ageing of the Portuguese population, the exponential evolution of the worldwide Internet penetration, and the increase of knowledge from Portuguese seniors about new technologies, including the Internet and e-Commerce, it becomes evident the need to better know the senior segment as Internet user, what it’s disponibility to buy online and which fators influence them to buy in that media. For this purpose we carried out a quantitative research through an online questionnaire to a sample of 154 Portuguese seniors with Internet access. The results of the analyses showed that the study sample revealed to be very familiar with the use of the Internet and wide open to buy products online. The results also revealed that the level of income, education level, personal characteristics (related to innovation), Internet skills and the experience of previous online purchases influence positively the intention of our study sample to purchase online. Gender and age showed not to influence that intention. The research also revealed that, to the study sample, convenience and price are the most valued benefits of e-commerce. The perceived risks of the process influence (though not very significantly) negatively their intention to buy online.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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