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Desigualdades na transição para a vida adulta, na paralisia cerebral

Author(s): Gomes, Orlando Paninho

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/9967

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Desigualdades; Paralisia cerebral; Transição para a vida adulta; Família; Escola; Mercado de trabalho; Inequalities; Cerebral palsy; Transition to adulthood; Family; School; Job market


Description

Os objetivos de análise que nortearam este trabalho prendem-se com a argumentação que a relação entre as desigualdades e a paralisia cerebral é um elemento central no entendimento da transição para a vida adulta destas pessoas. Afere-se este processo tendo em linha de conta os constrangimentos patentes na sociedade contemporânea relativamente a esta tipologia de deficiência, avaliando o impacto do papel da família, da escola, das instituições de apoio e da inserção no mercado de trabalho nestas dinâmicas. Analisa-se como se podem estabelecer percursos de maior ou menor sucesso podendo estes passar por trilhos promotores de exclusão, segregação, integração ou inclusão, questionando de que forma é a desigualdade de partida acumulativa com a multidimensionalidade das desigualdades sociais. Nesta realidade é igualmente necessário compreender a paralisia cerebral, a qual constitui um distúrbio do movimento e da postura, acompanhada em muitos casos por alterações da linguagem, audição, visão, desenvolvimento mental e intelectual. De acordo com a componente teórica, pretende-se avaliar se estes cidadãos se confrontam com uma miríade de constrangimentos que vão do acesso à escolaridade, ao mundo laboral, aos rendimentos, passando pela participação cívica entre outras. A operacionalização deste desiderato ancorara-se na abordagem biográfica, estratégia qualitativa de pesquisa que pretende descrever momentos decisivos na vida destes indivíduos. Espera-se que este trabalho contribua para que sociologicamente sejam melhor conhecidas e compreendidas as trajetórias de vida de jovens portugueses com paralisia cerebral.

The analysis of objectives that guided this work relate to the argument that the relationship between inequality and cerebral palsy is a central element in understanding the transition to adult life of these people. We estimate that this process is taking into account constraints in contemporary society regarding this type of disability, assessing the impact of the role of family, school, institutions of support and integration into the labor market in these dynamics. We evaluate as can be established routes of varying degrees of success and how these promote ways of exclusion, segregation, integration and inclusion, questioning how the inequality of starting is cumulative with the multidimensionality of social inequalities. In this reality is also necessary to understand cerebral palsy, which is a disorder of movement and posture, accompanied in many cases by changes in language, hearing, vision, mental and intellectual development. According to the theoretical component, it is intended to assess whether these citizens are faced with a myriad of constraints ranging from access to education, the labor world, to income, through civic participation among others. The implementation of this goal anchors on the biographical approach, qualitative research strategy that aims to describe key moments in the life of these individuals. It is expected that this work will contribute in sociological terms to be better known and understood the life trajectories of young Portuguese with cerebral palsy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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