Document details

Os Efeitos da Avalia??o Psicol?gica em Crian?as com Dificuldades de Aprendizagem

Author(s): Louren?o, Liliana Vanessa Madeira; Farate, Carlos (Orientador); Lemos, Laura (Coorientadora)

Date: 2016

Origin: Repositório Aberto do Instituto Superior Miguel Torga

Subject(s): Dificuldades escolares - Learning difficulties; Avalia??o psicodiagn?stica - Psycho-diagnostic evaluation; Rela??o terap?utica - Therapeutic relationship; Ludoterapia - Play therapy


Description

O presente estudo de caso agregado teve como objetivo primordial avaliar em que medida os recursos terap?uticos utilizados durante o tempo de avalia??o psicodiagn?stica (psicom?trica e projetiva) das crian?as encaminhadas para o servi?o de psicologia escolar, tem impacto positivo na crian?a em processo de avalia??o, no duplo plano comportamental e cognitivo. O protocolo da investiga??o foi composto por: desenho de fam?lia, WISC-III e CAT, com recurso a algumas sess?es de ludoterapia. Os meios utilizados no processo de avalia??o permitiram a supera??o de algumas dificuldades apresentadas pelas crian?as, tendo sido, muito particularmente, identificados os contributos que a psican?lise e a psicologia psicodin?mica podem oferecer ? psicopedagogia. / The main objective of this aggregated case study was the assessment of the impact of psycho-diagnostic evaluation (psychometric and projective testing) on the improvement of the school-aged children oriented to the cabinet of psychology of their school. The research protocol included: family picture test, WISC -III and CAT, plus some play therapy sessions. Some of the children overcame part of the learning and behavioral difficulties after the evaluation period. Such a result proves, most particularly, the contributions of psychoanalysis and psychodynamic psychology to psycho-pedagogy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents