Author(s):
Augusto, Patrícia Alexandra Mourato
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/2285
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Envolvimento parental; Trabalhos para casa; Escola-família; Parental involvement; Homework; Family-school
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
O envolvimento parental tem sido associado positivamente ao sucesso académico das crianças, melhorando a relação entre pais e filhos e pais e comunidade. O objetivo deste estudo é o de analisar as perceções do envolvimento parental e apoio dos pais nos trabalhos para casa dos seus filhos, em função de diversas variáveis. Participaram neste estudo 91 alunos, a frequentar o 4º e 5º ano de escolaridade e respetivos pais. O presente estudo é descritivo e correlacional, e os dados foram recolhidos através de questionários aplicados aos alunos e pais. Os resultados apontam para uma opinião positiva quer de pais quer de alunos face aos tpc’s, reportando a realização dos mesmos com muita frequência. Foram encontradas diferenças significativas na intersecção do género com as opiniões dos alunos e a frequência na realização das tarefas, beneficiando em ambas, as raparigas. Essas diferenças persistem, quando analisada a variável relacionada com a escolaridade dos alunos, favorecendo os mais novos. O desempenho académico dos alunos é um preditor de opiniões positivas face aos tpc’s, dando vantagem aos alunos com melhor desempenho. Por outro lado este desempenho é influenciado positivamente pela frequência de realização dos tpc’s. Relativamente às perceções de pais e alunos face ao envolvimento parental, os dados obtidos não identificaram diferenças significativas entre o envolvimento dos pais nos tpc’s e o sucesso académico. ------- ABSTRACT ------- Parental involvement has been positively linked to academic success of children, improving the relationship between parents and children and parents and community. The objective of this study is to analyze the perceptions of parental involvement and parental support with homework of their children, according to several variables. Participated in this study, 91 students, attend the 4th and 5th grade and respective parents. This study is descriptive and correlational, and data were collected through questionnaires given to students and parents. The results shows a positive view of either parents or students related to homework, reporting to achieve them very often. Significant differences were found at the intersection of gender with the opinions of students and the frequency in the tasks, benefiting girls. These differences persist when analyzing the variable related to the education of students by favoring younger. The students' academic performance is a predictor of positive reviews related to homework gives advantage to students with better performance. Moreover this performance is positively influenced by the frequency of achievement of homework. Regarding the perceptions of parents and students related to parental involvement, the data did not identify significant differences between parental involvement in homework and the academic success. Keywords: Parental