Author(s):
Opa, Sofia Maria Baltazar Alves de Barbosa Viana
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3787
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Arte; Psicanálise; Parto; Identidade; Violência; Art; Psychoanalysis; Parturition; Identity; Violence; Perversion
Description
Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada
O trabalho é uma reflexão sobre o romance “A Pianista” de Elfriede Jelinek á luz da concepção de Freud de que existe uma relação entre a obra artística e as fantasias e conflitos do seu criador, bem como uma tentativa de resolução desses mesmos conflitos. A partir do conhecimento psicanalítico desenvolvido por Freud, Klein, e de outros autores elaborou-se sob a forma de transcrições comentadas de excertos do romance uma análise que espelha a realidade interna e caminhos que conduzem à escrita e comportamentos perversos.
ABSTRACT: This paper focuses on the analysis of the novel ”The Piano Teacher” (Die Klavierspielerin) by Nobel Prize for Literature winner in 2004 - Elfriede Jelinek, according to the theory of Freud in particular, that there is a straight relationship between the masterpiece and the fantasies and conflicts of his master, aiming their resolution. Based on psychoanalytic theories developed by Freud, Klein and their followers, in the form of several novel’s transcriptions, this work explores not only the internal psychic reality shown but the various ways for conducting perverse writing and behavior, too.