Document details

Envolvimento parental: Actividades de cuidados e socialização

Author(s): Costa, Inês Andrade de Moura Pessoa e

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3796

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Envolvimento parental; Tipo de actividades; Factores associados aos envolvimento; Parental involvement; Activities types; Factors of involvement


Description

Este estudo analisou o envolvimento parental de mães e pais de 138 famílias portuguesas, tendo em conta as características dos pais, da criança e do contexto/ suporte social. Utilizando a “Escala de Envolvimento Parental: Actividades de Cuidados e de Socialização” (Monteiro, Veríssimo & Pessoa e Costa, 2008), procurámos analisar a percepção dos pais sobre como dividem as tarefas relacionadas com as crianças. Constatámos que os pais ainda atribuem a maior parte das actividades de prestação de cuidados — directos e indirectos — às mães, mas que partilham de forma igualitária as actividades de socialização, sobretudo as de lazer no exterior. Verificámos ainda que o envolvimento paterno se encontra associado a variáveis como a sua idade e habilitações literárias, o género da criança e a posição que assume na fratria ou, ainda, o número de horas que a mãe passa no emprego. Numa segunda fase foi pedido às mães que preenchessem a mesma escala, mas de acordo com a forma como gostariam que as tarefas fossem partilhadas idealmente. Concluímos que as mães gostariam que tanto as actividades de cuidados, como as de socialização — com excepção da dimensão do lazer no exterior — fossem mais co-partilhadas.

ABSTRACT: This study examined parental involvement in 138 Portuguese families, analyzing parents, child, and social context/ support variables. Using the “Escala de Envolvimento Parental: Actividades de Cuidados e de Socialização” (Monteiro, Veríssimo, & Pessoa e Costa, 2008), it was verified that caregiving activities — direct and indirect — are still performed almost always by the mothers, and socialization activities are shared in an egalitarian way. The parents’ age and level of education; the child gender, and the first born child; and mothers’ work hours are related to father involvement. Mothers would like to see both caregiving and social activities shared between both parents — except the playing outdoor ones. Results are discussed within the involvement literature.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Lígia Maria Santos
Contributor(s) Costa, Inês Andrade de Moura Pessoa e
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents