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Empreender : Uma alternativa

Author(s): Miranda, Maria Helena Gonçalves Correia Rolo de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/4286

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Empreendedorismo; Motivações empreendedoras; Intenção empreendedora; Entrepreneurship; Entrepreneurial motivations; Entrepreneurial intention; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Nas últimas décadas o empreendedorismo tem vindo a merecer uma crescente atenção por parte de investigadores provenientes de diversas áreas do conhecimento dado o seu impacto no sistema social e económico dos países europeus de que Portugal não é excepção. Este estudo apresenta como objectivo, conhecer as motivações empreendedoras num grupo de indivíduos desempregados para quem empreender se tornou uma alternativa a partir de um programa institucional de incentivo ao empreendorismo. O estudo pode contribuir, para uma melhor compreensão dos factores motivacionais com influência na decisão de indivíduos em situações negativas de vida, de se tornarem empreendedores, com implicações ao nível da adequação e generalização dos programas institucionais de apoio. Emergiram como factores que contribuem para a tomada de decisão de criar uma empresa a Promoção Social e Necessidade de Aprovação; a Segurança Familiar e Comunitarismo; a Independência e Autonomia e a Realização de uma Oportunidade os quais se enquadram na literatura vigente. Os apoios financeiros foram determinantes para a decisão de criar a empresa e a formação e acompanhamento técnico disponibilizados percepcionados como factores de grande importância. Limitações e estudos futuros são igualmente discutidos.

ABSTRACT: In recent decades entrepreneurship has been given increasing attention by researchers from various fields of knowledge as its impact on economic and social system of European countries, in which Portugal is no exception. This study presents as objective: entrepreneurs know the motivations of a group of unemployed individuals who embark upon to become an alternative from an institutional program to encourage entrepreneurship. The study may contribute to a better understanding of motivational factors that influence the decision of individuals in negative situations of life, to become entrepreneurs, with implications for the adequacy of programs of widespread institutional support. Emerged as factors contributing to the decision to create a company the Promotion and Social Need for Approval, Family Safety and Comunitarism, the independence and autonomy and the creation of an Opportunity which fall in the current literature. The funds were instrumental in the decision, training and technical monitoring available perceived as factors of great importance. Limitations and future studies are also discussed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da
Contributor(s) Repositório do ISPA
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