Document details

As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro crianças

Author(s): Almeida, Mariana Oliveira Martins Tavares de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/4971

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Surdez; Escrita; Leitura; Bilinguismo; Deafness; Writing; Reading; Bilingualism; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

O presente estudo de caso procurou analisar as dificuldades sentidas pelas crianças surdas, filhas de pais surdos, e pelas crianças surdas, filhas de pais ouvintes, em relação à escrita e à leitura. Para tal analisámos quatro crianças surdas profundas do 3º e do 4º ano de escolaridade, duas filhas de pais surdos e duas filhas de pais ouvintes. De forma a perceber a narrativa oral (Língua Gestual Portuguesa) e escrita, as crianças contaram uma história a partir de uma sequência de imagens. Para perceber a leitura foram passadas três provas (reconhecimento de palavras, selecção ortográfica e compreensão de frases). Após a análise dos dados podemos concluir que, relativamente às narrativas escritas, estas crianças, apresentaram textos pouco estruturados, compostos essencialmente por frases simples e limitaram-se a descrever as imagens que compunham a história. Relativamente à leitura, percebemos que estas crianças sentem algumas dificuldades nas três vertentes analisadas neste estudo. Embora este trabalho não nos permita generalizar os resultados não encontrámos grandes diferenças em relação às dificuldades apresentadas pelos sujeitos. Apesar de podermos afirmar com alguma certeza que, tanto na escrita como na leitura, o sujeito filho de pais surdos, com aquisição da língua gestual à nascença, foi o que conseguiu a melhor prestação.

This case study focus on analysing the difficulties felt by the deaf children with deaf parents, and deaf children with hearing parents relating to writing and reading. We took four deaf children from the 3rd. and 4th grade, two of them with deaf parents and the other two with hearing parents. Aiming to understand oral discurss (Portuguese Sign Language) and writing the children told a litle story after looking a sequence of images. In order to understand the reading they had to pass 3 tests (knowledge of words, orthografic selection and sentences understanding). After data analisis we can conclude that relating to the writing, those children presented poor texts with simple phrases only describing the images showned. Concerning the reading data we conclude that those children have some difficulties on the 3 tests given. Although this study dont allow us to especulate we didn’t find big diferences related to the difficulties shown by the children. In spite of being able to claim with some certainty, that either in writing or in reading, the child with deaf parents who had adquired sign language after birth achieved the best performance.

Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Margarida Alves
Contributor(s) Almeida, Mariana Oliveira Martins Tavares de
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