Document details

O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais

Author(s): Almeida, Marta Mendes de ; Gomes, Marta ; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves

Date: 1998

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/5740

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Interacções sociais; Regras ortográficas; Aprendizagem da escrita; Social interaction; Spelling rules; Writing production


Description

Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.” ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.

ABSTRACT: This paper describes a study carried out with second grade children on the role of social interactions in the writing of words driven by both the existence and absence of spelling rules. The results showed that the interactive functioning of dyads was an important mean in both the apprenticeship and the mastering of writing. They also showed that in the case of written words in the presence of spelling rules, it was easier for the children to justify the way they wrote. They also made less mistakes and more progresses.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório do ISPA
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents