Document details

Atitudes, crenças, conhecimentos e competências de pais, professores e crianças do 1º ciclo: Após aplicação de programa de prevenção dos abusos sexuais de crianças

Author(s): Henriques, Paula Cristina Abrantes

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/587

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Psicologia comunitária; Adultos; Professores; Crenças; Abusos sexuais; Prevenção; Desenvolvimento psicológico; Avaliação do programa; Sexualidade; Instrumentos; Community psychology; Attitudes; Teachers; Beliefs; Sexual abuse; Prevention; Psychological development; Program evaluation; Sexuality; Instruments


Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia Comunitária

Este trabalho tem como objectivo perceber quais as Atitudes, Crenças, Conhecimentos e Competências que os Pais, Professores e Crianças do 1o Ciclo possuem acerca da Prevenção do Abuso Sexual de Crianças em Idade Pré-Escolar após a comparência de um programa de Prevenção. Trata-se assim de um estudo exploratório de carácter preventivo. Os instrumentos para Pais e Professores que foram utilizados para a realização deste trabalho (Ver Anexo A) procederam do estudo: Sexual Abuse Prevention for Preschoolers: A Survey of Parents's Behaviors, Altitudes, and Beliefs (Wuntele, Kvatemick & Franklin, 1992), publicado no Journal of Child Sexual Abuse. Com o intuito de complementar os questionários originais, foram acrescentadas outras questões, provenientes do Child Abuse Knowledge Questionnaire (Hibbard, R. A., & Zollinger, T. W., 1990), do Child Abuse Myth Scale (Collings, Steven, J., 1997), e também do CAP - The Child Assault Prevention Project. Foram instrumentos adaptados pela Associação Portuguesa para o Estudo e Prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças (APPEPASC), para tornar mais enriquecedora a análise e realização do presente estudo. Verificou-se que o Programa de Prevenção ao qual participaram os pais, professores e crianças, foi de extrema utilidade na aquisição de conhecimentos relativamente aos programas de prevenção do abuso sexual de crianças em idade pré-escolar, nomeadamente nas competências importantes a ser ensinadas às crianças, no entanto, evidenciou-se ainda algumas dúvidas em questões mais específicas, especialmente no que se refere a mitos sobre os abusos, evidenciando que é difícil desenraizar opiniões formadas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório do ISPA
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