Document details

Pelo olhar da díade: O terapeuta, o sistema de feedback e a sua interacção no processo de mudança

Author(s): Almeida, Catarina Silva Serrano De

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/6268

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Investigação em Psicoterapia; Processo de mudança; Efeitos do terapeuta; Sistemas de feedback; Perspectiva da Díade; Research in psychotherapy; Change process; Therapist effects; Feedback systems; Dyad Perspective; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica.

Problema: Os benefícios gerais da psicoterapia têm sido consistentemente comprovados na literatura. Apesar da variabilidade dos resultados terapêuticos se dever mais ao terapeuta do que à abordagem utilizada, esta tem sido apontada como a variável negligenciada na investigação. Os sistemas de feedback têm demonstrado a sua eficiência em promover melhores resultados terapêuticos. Contudo, a literatura tem enfatizado problemas de implementação, em particular, alguns terapeutas não tiram o melhor partido desta ferramenta. Apesar de alguns factores do terapeuta se correlacionarem com melhores resultados terapêuticos, ainda não é claro como contribuem para o atingir de mudanças, nem como moderam os sistemas de feedback. Objectivo: Esta investigação visa aceder à perspectiva do terapeuta e do cliente sobre factores potenciadores da mudança terapêutica, focando-se no terapeuta, no sistema de feedback e na sua interacção. Método: Foram seleccionadas três díades terapêuticas, que realizaram um processo terapêutico semanal de catorze sessões. Os principais instrumentos para recolha de dados foram o protocolo da Entrevista de Mudança Psicoterapêutica do Cliente (Sales et al., 2007) e a Entrevista de Mudança Psicoterapêutica do Terapeuta. Os dados foram analisados segundo a metodologia qualitativa e fenomenológica de Giorgi (2009). Resultados: A comunicação, disponibilidade e presença do terapeuta associada à comunicação, monitorização e adaptação ao cliente facilitada pelo sistema de feedback foram considerados importantes para a mudança. Conclusões: O sistema de feedback utilizado por um terapeuta com competências relacionais parece auxiliar na mudança do cliente.

ABSTRACT: Problem: The benefits of psychotherapy have been consistently proven in literature. Although the outcome variability is due more to the therapist than to the type of treatment, the therapist has been described as the neglected variable in the research. Feedback systems have showed their effectiveness in promoting better outcomes. However, the literature has emphasized implementation issues, in particular, some therapists do not take full advantage of this tool. Although some therapist factors are correlated with better outcomes, it isn’t clear how they contribute to client’s change, or how they moderate the feedback systems. Objective: This research aims to access the therapist and client's perspective on factors that promote therapeutic change, focusing on the therapist, the feedback system and their interaction. Method: We selected three therapeutic dyads, which performed a therapeutic process of fourteen sessions with weekly frequency. The main instruments for data collection were the Client Psychotherapeutic Change Interview protocol (Sales et al., 2007) and the Therapist Psychotherapeutic Change Interview. The data were analysed according to the qualitative and phenomenological methodology of Giorgi (2009). Results: The communication, availability and presence of the therapist associated to the communication, monitoring and adaptation to the client facilitated by the feedback system were considered important for the change. Conclusions: The feedback system used by a therapist with relational skills seems to aid in client change.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Daniel Cunha Monteiro de
Contributor(s) Repositório do ISPA
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents