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Práticas educativas parentais e comportamentos de risco na adolescência

Author(s): Proença, Cátia Sofia Reis

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/6318

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Práticas educativas parentais; Estilos de socialização parental; Comportamentos de risco; Parental educational practices; Parental socialization styles; Risk behavior; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.

A investigação sugere uma associação entre práticas parentais e comportamentos de risco em crianças e adolescentes. Não obstante a existência de inúmeros estudos relativos às práticas parentais, escasseiam dados empíricos que relacionem o tipo de práticas educativas parentais com os comportamentos de risco. Neste sentido, o objectivo desta investigação é o de estudar a associação entre as práticas educativas parentais e os comportamentos de risco na adolescência. Para além disso, pretendemos avaliar a perceção dos pais face às suas próprias práticas educativas e comparar com a perceção que os filhos têm das práticas educativas parentais. Participaram neste estudo 187 participantes: 92 alunos do 10º ano ao 12º ano de escolaridade e 95 encarregados de educação dos respetivos alunos. De modo a verificarmos o objetivo da presente investigação, aplicámos três questionários: 1) Dados sociodemográficos; 2) Estilos de Socialização Parental na Adolescência (ESPA-29) e; 3) Health Behavior Schooled Children (HBSC). Com base nos dados recolhidos, concluímos que não existe associação entre as práticas educativas parentais e os comportamentos de risco. No entanto, concluímos que existe convergência entre a perceção que os filhos têm das práticas educativas parentais e a perceção que os pais têm das suas próprias práticas educativas.

Research suggests an association between parental practices and risk behavior in children and adolescence. Although there are many studies on parental educational practices, there is a lack of empirical data that relates the type of parental educational practices to risk behaviors. Following this, the goal of this investigation is to study the association between parental educational practices and risk behaviors in adolescence. In addition, we intend to evaluate the parents' perception of their own parental educational practices and compare them with their children's perception of parental educational practices. The study consisted of 187 participants: 92 students (10th grade to 12th grade) and 95 caregivers of these students. To come to the goal of this investigation, we applied a sociodemographic questionnaire, the Parenting Styles in Adolescence questionnaire (ESPA-29) and the Health Behavior Schooled Children (HBSC) questionnaire. Through this sample, we conclude that there is no association between parental educational practices and risk behaviors. However, we settle that there is a convergence between the children's perception of parental educational practices and the parents' perception of their own educational practices.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, José Maria de Castro; Martins, Margarida Alves
Contributor(s) Repositório do ISPA
CC Licence
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