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Par-ti-ci-par: dar parte a; ter ou tomar parte ; a participação da criança em contexto educativo

Author(s): Silva, Mariana Lima da

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/6811

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Ação pedagógica; Práticas participativas; Participação da criança; Pedagogical practices; Active learning; Children participation; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado

O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido a partir do trabalho de estágio numa instituição dedicada à Educação Pré-escolar, situada na área de Lisboa. A presente investigação incidiu numa sala de jardim-de-infância, composta por um grupo de crianças entre os 3 e 4 anos de idade. O trabalho desenvolvido foca-se na questão da participação da criança em contexto educativo. “Par-ti-ci-par: dar parte a; ter ou tomar parte – A participação da criança em contexto educativo” é uma abordagem sobre a forma como a participação da criança é e pode ser concretizada, refletindo sobre pedagogias e práticas participativas disponibilizadas pelas instituições e profissionais docentes, as dificuldades que podem existir no caminho à participação da criança, estratégias de apoio à sua concretização, a organização do ambiente educativo, o papel do educador e da criança neste processo. A partir da análise de documentos e artigos relativos à problemática estudada, assim como da recolha de observações participantes e não participantes, complementadas com a realização de entrevistas semiestruturadas aos adultos responsáveis pelo grupo e com a descrição e reflexão de situações e momentos experienciados em contexto de estágio, desenvolveu-se uma investigação de cariz qualitativo. Com a realização deste trabalho articulado entre investigar, observar e intervir é possível concluir que a participação da criança vai se concretizando num processo de conquista de espaço e de momentos de forma gradual e única, assumindo as especificidades do contexto envolvente, de cada grupo, de cada família, de cada criança. A questão da participação da criança está profundamente conectada com concetualizações culturais sobre a infância e sobre a criança enquanto ser social. A visão sobre estes dois conceitos tem-se ampliado permitindo que a própria participação ganhe novas dimensões. A educação enfrenta de forma constante o complexo desafio de dar e procurar respostas a novas questões que acompanhem as mudanças sociais, para que concretize da forma mais eficaz possível a sua missão transformadora.

Education is constantly faced with the complex challenge of giving and seeking answers to new questions that accompany social changes. In seeking to answer these questions, it enables the profession to prosecute continuous improvement and transformation in the most effective way. This Supervised Practice Report focuses on the issue of child participation in the context of education. It was developed from the traineeship work at an institution dedicated to Pre-school Education, located in the Lisbon area. The investigation presented in this work focuses on a kindergarten class, composed of a sample group of children aged between 3 and 4 years from both male and female genders. "Par-ti-ci-par: give part to; having or taking part - The child's participation in the educational context " is an approach on how the participation of the child is done and how it could be developed. The study reflects upon participatory pedagogies and practices made available by the institutions and teaching professionals. It explores the difficulties that may exist in their practical delivery, plus strategies to support implementation, the organization of the educational environment and the respective roles of the educator and the child in this process. The work is a qualitative research based on the analysis of documents and articles related to the topic, as well as the collection of participant and non-participant observations. These are complemented by 'semi-structured' interviews with the adults responsible for the group and with the description and reflection of situations and moments experienced in the context of the stage of education. By balancing this study across investigation, observation and intervention, it is possible to conclude that the child's participation is cemented in a process of conquest of space and moments in a gradual and unique way. Notwithstanding the specifics of the surrounding context, of each group, of each family, each child, the question of child participation is deeply linked with cultural assessments about childhood and about the child as a social being. The view on these two concepts has been broadened, allowing the self-participation to gain new dimensions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lacerda, Maria Cerveira Serra Forjaz
Contributor(s) Repositório do ISPA
CC Licence
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