Author(s):
Moreira, Rubia Santos
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/714
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Comportamento organizacional; Responsabilidade social; Cidadania organizacional; Estudo de caso; Clima organizacional; Organizational behaviour; Social responsability; Organizational citizenship; Case study; Organizational climate
Description
Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional
O trabalho em questão tem como temática a responsabilidade social, o envolvimento de colaboradores em actividades de voluntariado empresarial e os comportamentos de cidadania organizacional. A pesquisa visou identificar factores intrínsecos e extrínsecos que podem contribuir para a instalação e manutenção de um Programa de Voluntariado, acreditando que esta pode ser uma prática organizacional capaz de favorecer as condições para que se instalem e propaguem os comportamentos de cidadania nos actores organizacionais. O estudo de caso foi realizado em uma empresa, localizada em São Paulo/Brasil. Foram analisados documentos, realizada observação directa e participante e feitas entrevistas com 20 indivíduos, funcionários da empresa escolhida e integrantes de um programa de voluntariado institucional. Os resultados da análise revelaram grande alinhamento à literatura existente sobre responsabilidade social e o voluntariado. No entanto, tomaram evidentes algumas contradições entre as motivações e os interesses revelados pelos voluntários para a adesão e permanência no programa e as motivações e interesses concretos desses. Acerca dos comportamentos de cidadania organizacional, foi possível perceber que o aparecimento do programa foi fomentado pela existência prévia dos comportamentos de cortesia e conscienciosidade e, após a sua criação, verificou-se a intensificação dos comportamentos de altruísmo, cortesia e desportivismo. Embora ambos -responsabilidade social e comportamentos de cidadania organizacional -demonstrem-se como favoráveis à Organização, os resultados do presente estudo revelaram que esses podem ter efeitos contraditórios. As acções sociais podem ser pouco efectivas devido à dificuldade dos actores organizacionais de adoptarem comportamentos em prol da colectividade, em detrimento dos objectivos individuais.