Author(s):
Piteira, Maria Margarida Croca
Date: 2003
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/817
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Comportamento organizacional; Liderança; Creatividade; Organizações; Gestão; Instrumentos; Organizational behaviour; Leadership; Creativity; Organizations; Management; Instruments
Description
Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional
A presente análise pretende fornecer algumas evidências empíricas, por um lado, acerca do modo como o vaticano da gestão, designadamente a Harvard Business School e o INSEAD, comunica o sucesso na criação de organizações inovadoras, e por outro, delimitar a essência da liderança nestas organizações através dos seus determinantes críticos de sucesso. Em simetria com estes objectivos, o campo empírico tem como base cinco estudos de caso referentes a grandes organizações inovadoras com sucesso, a saber: General Electric, IKEA, Virgin, Microsoft e SMH / Swatch. Estes casos foram elaborados, comercializados e difundidos como modelos organizacionais pelas escolas de gestão acima mencionadas. A metodologia usada circunscreve-se às análises inter-casos e de conteúdo dos textos, utilizando-se paralelamente outras técnicas, nomeadamente o agrupamento semiótico, a análise de estrutura, forma e retórica. Este procedimento teve a intenção de estabelecer relações que facilitassem a interpretação dos dados e proporcionassem uma maior objectividade na sua inferência. Os critérios de selecção dos casos tiveram em conta a natureza das suas temáticas e o reconhecimento científico conferido pelos docentes e instituições onde foram elaborados. O estudo aborda o papel da liderança na criação de organizações inovadoras, discute os factores que determinam o sucesso de organizações em ambientes competitivos e evidencia as modas e modelos de gestão e a importância da sua difusão. Os resultados sugerem que em primeiro lugar, as escolas de gestão e de negócios enquanto importantes meios difusores de modas e modelos de gestão, particularmente através dos seus estudos de caso, apresentam relevantes contributos prescritivos sob a forma de lições de boas práticas. Em segundo lugar, e tendo por base modelos de sucesso, a essência da liderança em organizações inovadoras tem como determinantes críticos: 1) A gestão da mudança e a criação de um clima para a inovação; 2) O carisma do líder; 3) A consideração individual no seio da organização; 4) A promoção do conhecimento, aprendizagem e criatividade, 5) A gestão da cultura e a criação de um clima para a excelência e 6) A sensibilidade à envolvente externa. Em suma, o presente estudo demonstra que a liderança carismática e traasformacional foi um factor comum no sucesso de organizações inovadoras, constituindo-se de certo modo numa importante vantagem competitiva. Este sucesso, foi alvo do interesse da comunidade científica no âmbito da gestão, sendo intrumentalizado como modelo por via da sua difusão. Estas realidades organizacionais foram apresentadas e divulgadas como exemplares, assumindo a forma de best practices, suscitáveis por este facto de serem replicadas, adoptadas ou imitadas por outras organizações. A análise conclui que a difusão de modelos de gestão, particularizando os que abordam a essência da liderança em organizações inovadoras, funciona entre o diagnóstico das organizações estudadas e a prescrição, por via de indicadores de acção normativa