Document details

Motivação para a aprendizagem e auto-conceito em crianças do 1º ano de escolaridade de um concelho interior local

Author(s): Serra, Vanda Raquel Mansinho

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/917

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Psicologia educacional; Aprendizagem; Auto-conceito; Crianças em idade escolar; Meio Rural; Motivação; Instrumentos; Educational psychology; Learning; Self-concept; School-age children; Rural enviorment; Motivation; Instruments


Description

O presente estudo teve como objectivo analisar e caracterizar a motivação e o auto-conceito das crianças, dum modo gerai e em função do estatuto do aluno (elevado, médio e fraco aluno) e do tipo de escola (vila e aldeia) nas crianças do 1o ano do ensino básico, num Concelho do interior rural, caracterizado por um grande número de crianças desfavorecidas socioculturalmente. A sua base teórica é sustentada nas teorias da motivação e que são concomitantes com as da aprendizagem, tendo como pontos principais os estudos efectuados por Stipek (1997), ligados a populações economicamente desfavorecidas e, de quem foram retiradas as provas que levaram à construção do Questionário de Motivação para a Aprendizagem (adaptado por Matta, I., Fidalgo, Z., Mata, L. e colaboradoras, 2002), o qual foi utilizado. Foram previstas 4 hipóteses. As duas primeiras hipóteses sugeriam que existiam diferenças entre o sentimento de competência cognitiva e aceitação de pares entre as crianças da vila e da aldeia e em função do estatuto escolar. As outras hipóteses postulam que existe diferenças nas sub-escalas do questionário de motivação para a aprendizagem, em função do estatuto escolar do aluno e do tipo de escola (vila/aldeia). Para testarmos as hipóteses foram avaliadas 50 crianças, do 1o ano do ensino básico das escolas da vila e sedes de freguesia de um Concelho rural do interior do país, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos de idade, de ambos os sexos, através da aplicação de dois instrumentos: duas sub-escalas da Escala Pictográfica de Harter e Pike (1981, adaptada por Mata, L., Martins, M., Peixoto, F.& Monteiro, V.): Competência Cognitiva e Aceitação de Pares e, o Questionário de Motivação para a Aprendizagem (adaptado por I. Matta, Fidalgo, Z., Mata, L. e colaboradoras, 2002). Acrescentou-se a estes instrumentos, informações sobre o Estatuto do Aluno (Elevado, Médio e Fraco), fornecidas pelos professores da turma, professores de apoio e psicólogas do serviço de psicologia. A análise dos resultados mostrou que não existe uma variação no sentimento de competência cognitiva, em função do tipo de escola que o aluno frequenta. Contudo, relativamente à aceitação de pares verificam-se algumas variações. Verificamos ainda, a nível do auto-conceito, que não existe uma superioridade no sentimento de competência cognitiva em função do estatuto escolar, contrariamente à aceitação de pares, onde existem algumas diferenças. A nível da motivação, tendo em conta o tipo de escola e o estatuto escolar do aluno, foram encontradas algumas diferenças significativas nas diversas sub-escalas do questionário para a motivação: competência percepcionada, satisfação, ansiedade. expectativas para o sucesso, preferência pelo desafio e dependência. Dado existirem algumas limitações no presente estudo, quer pelo número reduzido de sujeitos, quer pela própria metodologia utilizada, não nos é permitido extrapolar os resultados. Foi no entanto, mais um passo para a compreensão deste vasto campo de interesse e um contributo para o estudo de metodologias e estratégias que promovam um ensino mais eficaz, numa população pouco explorada, ou seja, num contexto populacional socioculturalmente desfavorecido (Concelho do Interior Rural, caracterizado pela desertificação e isolamento populacional).

Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Serra, Vanda Raquel Mansinho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents