Author(s):
Mira Leal, Susana ; Massa, Sara
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3063
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Ensino do Português; Investigação-acção; Relevância Curricular; Desenvolvimento Profissional
Description
O projeto Enhancing Curriculum Relevance (ENCUR) consistiu num projeto de investigação-ação de âmbito europeu, desenvolvido por uma equipa constituída por professores universitários e do ensino básico de Portugal e da Roménia. Este projeto surgiu de uma preocupação comum aos professores universitários e do ensino básico: a necessidade de compreender quais as razões subjacentes ao desinteresse manifestado por vários alunos relativamente à escola e ao currículo. A equipa de investigação partiu da hipótese de que esse desinteresse poderia estar associado a um défice de reconhecimento da escola e do currículo para a sua vida extraescolar. Tratando-se de um projeto de investigação-ação colaborativa, nos casos em que se confirmou a referida hipótese, a equipa desenvolveu e implementou um plano estratégico de ação, no sentido de promover o reconhecimento, por parte do aluno, da utilidade da escola e do currículo para a vida fora da escola. As estratégias adotadas permitiram alunos compreender e reconhecer a importância do currículo na interação com o mundo. Também possibilitou a promoção de dinâmicas de trabalho colaborativo entre docentes.
A relevância da aprendizagem do Português no currículo escolar é um dado socialmente incontestado e cultural e economicamente relevante. Contudo, aos olhos dos alunos, aquela nem sempre se apresenta evidente para além da sua utilidade imediata ao nível académico, facto que concorre para uma desvalorização da relevância curricular da área por parte dos alunos, que é necessário contrariar. Tarefa que se impõe aos professores em geral e de Português em particular.