Document details

Organização do espaço da sala e aprendizagem da língua da Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Teixeira, Quélia Rita Pereira Couto

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3389

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Linguagem Escrita; Linguagem Oral; Prática Educativa


Description

Mestrado (PES II) em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O presente relatório teve como objeto as nossas práticas de ensino a nível das disciplinas Prática Supervisiona II e Prática Supervisiona I do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no que respeita em particular ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa. O trabalho que aqui se reporta teve como principal objetivo compreender a importância da organização da sala de atividades/de aula na aprendizagem da língua, no contexto educacional da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, bem como eventuais constrangimentos à reorganização do espaço no contexto do estágio. O desenvolvimento da linguagem da criança é um tema já muito debatido, ainda assim é importante perceber que este poderá variar consoante o meio em que aquela está inserida e a estimulação a que está exposta. A elaboração deste trabalho levou-nos a refletir sobre as nossas tomadas de decisão durante os estágios em questão, despertando-nos para a importância de retirar da organização do espaço da sala o maior potencial possível tendo em vista a aquisição de conhecimentos e a promoção de competências ao nível da linguagem verbal, oral e escrita nas duas primeiras etapas educativas.

ABSTRACT: This report refers to some of the activities we carried out in our internships on preschool and primary school education in what concerns language education in particular. The principal aim of this report is to understand the relation between organization of the classroom and language development in Preschool and Primary School, its potential and possible constraints in the context of our internships. Even though language development in childhood is a highly debated subject, it's important to understand that the development of verbal communication may change depending on the child’s sociocultural environment and the type of stimulation he/she is exposed to. This work made us think about our decisions during our internships, becoming aware of the need to make the most of the classrooms’ organization in order to promote knowledge on language and communication skills,, whether oral or written, in the first two educational stages.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mira Leal, Susana
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents