Document details

Professores investigadores e formação contínua : no rescaldo do projeto ICR

Author(s): Sousa, Francisco

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3439

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Formação de Professores; Investigação; Professor Investigador; Formação Contínua


Description

II Workshop "Professores Investigadores", Angra do Heroísmo, 10 e 11 de Outubro de 2014.

O projeto Investigação para um Currículo Relevante (ICR) decorreu entre 2007 e 2013 nos Açores. Foi conduzido por uma equipa que incluiu investigadores da Universidade dos Açores e professores do ensino básico ao serviço de várias escolas da Região. A equipa recorreu a processos de investigação ação colaborativa para abordar problemas sentidos pelos referidos professores, especialmente o desinteresse manifestado por muitos alunos em relação à escola e ao currículo. Pressupondo que a investigação ação possui uma dimensão formativa, o projeto possibilitou aos participantes um maior domínio de fundamentos, métodos e técnicas de investigação, investida na resolução ou atenuação de problemas relacionados com as suas práticas educativas. No ano escolar de 2011/12 ocorreu uma maior formalização da vertente formativa do projeto, através da creditação de uma ação de formação contínua de professores a ele associada. Com base na análise de dados recolhidos no contexto dessa ação de formação e no contexto de práticas formativas menos formais, esta comunicação discute a relação entre investigação ação e formação contínua, prestando especial atenção a questões de protagonismo relativo de investigadores universitários e professores do ensino não superior na condução do processo investigativo. A referida análise revela uma autonomização progressiva dos professores do ensino básico, tendo a sua responsabilização pela identificação de problemas a investigar, pela caracterização dos mesmos e pela conceção de estratégias de abordagem aumentado bastante na fase final de implementação do projeto.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents