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Impacto da comunicação empresarial na atração dos colaboradores : TalenterTM, um estudo de caso

Author(s): Sousa, Carolina Raposo

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3871

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Compromisso Organizacional; Comunicação Empresarial; Comunicação Organizacional; Valor da Marca; Marketing; Business Communication; Employer Branding; Employee Retention; Organizational Attractiveness; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

A perceção que o indivíduo cria acerca da organização é conseguida através do que a marca representa e transmite ao público – a atração. Uma organização atrativa é aquela que “tem um poder de captar a atenção para a sua marca e encoraja os trabalhadores ativos a serem leais à organização” (Alnıaçık, Alnıaçık, Erat & Akçin, 2014, p. 337) – a retenção. Assim, a competição pelos melhores talentos tornou-se feroz e o employer brand passou a ser uma arma. Neste sentido, “uma marca do empregador bem-sucedida não só atrai e retém colaboradores talentosos, como também incentiva e motiva os funcionários a melhorar a produtividade e qualidade do produto e serviço” (Chunping & Li, 2011). Esta investigação aborda as perceções dos valores da marca do empregador como fator de atração, recrutamento e retenção dos colaboradores de uma organização. Propõe-se identificar, através de um inquérito por questionário, quais os elementos de comunicação que conduzem à tomada de conhecimento da marca do empregador, qual o grau de importância atribuído a estes elementos para a atratividade da marca, qual o grau de concordância perante os valores da marca do empregador e um conjunto de afirmações relativas à organização, relacionando-os com as caraterísticas sociodemográficas dos inquiridos. Ainda, discutem-se os resultados em termos de comprometimento afetivo dos colaboradores em relação à marca do empregador. O estudo empírico incide sobre uma amostra de 161 colaboradores da delegação da Talenter™ nos Açores, uma empresa portuguesa de recrutamento para trabalho temporário externo.

ABSTRACT: The perception that an individual creates concerning to the organization is obtained through what the employer branding represents and transmits to the public - the attraction. An attractive organization is the one that “it has a power that draws applicants’ attention to employer branding and encourages existing employees to stay loyal to a company” (Alnıaçık, Alnıaçık, Erat & Akçin, 2014, p. 337) - the retention. In the competition for talent employer brand started to become a weapon: “A successful employer brand will not only attract and retain talented people, also encourage, motivate employees to improve productivity and quality of product and service” (Chunping & Li, 2011). This research draws on the perceptions of the employer’s brand values as a factor of attraction, recruitment and retention of employees of an organization. It is proposed to identify, using the survey methodology, which elements of communication leads to know of the employer brand, the degree of importance attributed to these elements to the attractiveness of the brand, the degree of agreement before the employer brand values and a set of statements on the organization, relating them with the sociodemographic characteristics of the respondents. Results are discussed in terms of the affective commitment of employees in relation to the employer’s brand. The empirical study focuses on a sample of 161 employees of the Talenter™, delegation in the Azores, a Portuguese recruitment company for external temporary work.

Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 12 de Julho de 2016, Universidade dos Açores.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moniz, Ana Isabel Arruda; Mendes, Armando Brito
Contributor(s) Sousa, Carolina Raposo
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