Document details

Turismo de negócios e eventos na RAA : análise do Torneio Internacional de Big Game Fishing

Author(s): Silvestre, Natacha de Mendonça

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/4092

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Marketing; Marketing Strategy; Sport Fishing; Azores; Pesca Desportiva; Turismo de Negócios; Açores; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Dissertação de Mestrado, Gestão do Turismo Internacional, 10 de Janeiro de 2017, Universidade dos Açores.

Atualmente os eventos são utilizados como instrumento de promoção turística e como forma de incremento da economia regional (Chang, 2006). A Associação de Turismo dos Açores, no seu Plano de Atividades e Orçamento 2015/2016, refere que “dando continuidade ao aumento da notoriedade do destino Açores através da captação de eventos internacionais (...) continuaremos a conjugar esforços, junto dos respetivos públicos-alvo, de modo a potenciar a comercialização da Região através de pacotes turísticos” (ATA, 2015, pág. 20). Através da análise do Torneio Internacional de Big Game Fishing, a presente dissertação pretende: a) aferir se o evento contribui para a divulgação dos Açores, enquanto destino para a prática da pesca desportiva em alto mar e b) se a estratégia de apoio e promoção ao evento se assume, de facto, como um elemento fundamental na política de promoção e qualificação da oferta turística nas áreas em que a Região tem maior potencial, nomeadamente no Turismo de Mar e Aventura. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas diretas aos organizadores do TIBGF e de inquéritos por questionário aos participantes do evento. Os resultados demonstram que a Região é capaz de criar e captar eventos internacionais orientados para nichos de mercado específicos. Todavia, no que respeita à comercialização do evento, a estratégia adotada fica aquém das expectativas. Numa altura em que o Governo Regional dos Açores está a desenvolver programas de apoio à captação de mais eventos para a Região, é de grande interesse para as entidades envolvidas uma análise cuidada sobre aqueles que mais benefícios trazem ao arquipélago, bem como as suas implicações no que respeita à afirmação do destino no contexto internacional.

ABSTRACT: More and more events used for promoting tourism and boosting the regional economy (Chang, 2006). The Azores Tourism Association, in its Plan of Activities and Budget 2015/2016, states that "desiring to continue to increase the notoriety of destination Azores, by attracting international events (...), the Azores Tourism will continue to join forces in promoting the Azores, among the respective target audiences, seeking leverage in retail, and its marketing channels, through tour packages" (ATA, 2015, p. 20). By analyzing the International Big Game Fishing Tournament, this dissertation aims to: a) assess if the event contributes to the dissemination of the Azores as a destination for the practice of sport fishing and b) if the strategy that supported and promoted the event was assumed as a fundamental element in the promotion and qualification of tourism in areas where the region has the greatest potential, particularly in the Sea and Adventure Tourism. Data collection is performed through direct interviews with TIBGF organizers and questionnaire surveys to the participants. The results show that the Azores are able to create international events targeted on specific market niches. However, as regards to the marketing of the event, the strategy adopted falls short of expectations. At a time when the Azores Regional Government is developing programs to support the creation of more events for the archipelago, it is of great interest to those involved a careful analysis of which events brings more benefits to the archipelago and its implications as regards the affirmation of the destination in the international context.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moniz, Ana Isabel Arruda; Batista, Maria da Graça Câmara
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents