Document details

Impacto dos eventos desportivos internacionais no turismo regional : um estudo de caso

Author(s): Ferreira, Ana Rita Amaral

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/4792

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Desporto; Turismo; Turismo Desportivo; Event Tourism; Sport Events; Tourism; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Atualmente o Turismo tem grande influência nas economias dos destinos turísticos. As dinâmicas alteraram-se ao longo do tempo, e atualmente não se viaja apenas com objetivo de conhecer novos lugares, mas também na perspetiva de alcançar novas vivências e experiências. Nesse sentido, de há umas décadas para cá, a relação entre Turismo e Desporto está cada vez mais forte. A competição em si e o cuidado com a saúde são propulsores da prática desportiva, mas são também muito valorizadas as novas experiências e sua partilha. Os conceitos de Eventos Desportivos e Eventos de Turismo Desportivo como fonte de divulgação dos destinos turísticos têm mostrado como estes eventos contribuem diretamente para a economia do local, mas também com impactos significativos principalmente ao nível social. Sendo a Região Autónoma dos Açores um destino turístico emergente que tem vindo a destacar-se no mercado global, faz todo o sentido que a realização de eventos desportivos esteja inserida numa estratégia regional. O presente estudo pretende analisar o impacto de um evento desportivo internacional no turismo da Região Autónoma dos Açores. É dada uma especial atenção aos fatores de sucesso de um evento e ao modo como este pode influenciar a imagem do destino, ao nível da satisfação dos visitantes e espetadores, através da perceção dos inquiridos relativamente aos atributos que avaliam a qualidade de um evento. Pretende-se também perceber o que este tipo de eventos acrescenta à Região e de que forma podem criar valor, como propulsores do turismo regional. Neste contexto, apresenta-se uma evolução do conceito de Evento a Evento de Turismo Desportivo, como os sectores de Turismo e Desporto se aproximaram e como Eventos de Turismo Desportivo ganharam grande destaque mundialmente. Explanam-se também os conceitos de Imagem e Marca de Destinos Turísticos e o de marketing de destino.

ABSTRACT: Atualmente o Turismo tem grande influência nas economias dos destinos turísticos. As dinâmicas alteraram-se ao longo do tempo, e atualmente não se viaja apenas com objetivo de conhecer novos lugares, mas também na perspetiva de alcançar novas vivências e experiências. Nesse sentido, de há umas décadas para cá, a relação entre Turismo e Desporto está cada vez mais forte. A competição em si e o cuidado com a saúde são propulsores da prática desportiva, mas são também muito valorizadas as novas experiências e sua partilha. Os conceitos de Eventos Desportivos e Eventos de Turismo Desportivo como fonte de divulgação dos destinos turísticos têm mostrado como estes eventos contribuem diretamente para a economia do local, mas também com impactos significativos principalmente ao nível social. Sendo a Região Autónoma dos Açores um destino turístico emergente que tem vindo a destacar-se no mercado global, faz todo o sentido que a realização de eventos desportivos esteja inserida numa estratégia regional. O presente estudo pretende analisar o impacto de um evento desportivo internacional no turismo da Região Autónoma dos Açores. É dada uma especial atenção aos fatores de sucesso de um evento e ao modo como este pode influenciar a imagem do destino, ao nível da satisfação dos visitantes e espetadores, através da perceção dos inquiridos relativamente aos atributos que avaliam a qualidade de um evento. Pretende-se também perceber o que este tipo de eventos acrescenta à Região e de que forma podem criar valor, como propulsores do turismo regional. Neste contexto, apresenta-se uma evolução do conceito de Evento a Evento de Turismo Desportivo, como os sectores de Turismo e Desporto se aproximaram e como Eventos de Turismo Desportivo ganharam grande destaque mundialmente. Explanam-se também os conceitos de Imagem e Marca de Destinos Turísticos e o de marketing de destino.

Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Recursos Humanos), 09 de maio de 2018, Universidade dos Açores.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Batista, Maria da Graça Câmara; Sousa, Áurea Sandra Toledo
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents