Document details

Redescobrir Manuel da Fonseca - Cerromaior como romance de formação

Author(s): Rodrigues, Paula Graça Gonçalves Pereira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11144/217

Origin: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa

Subject(s): Manuel da Fonseca; Literatura Portuguesa; Neorrealismo; Romance de Formação


Description

O principal objetivo desta dissertação é aprofundar o conhecimento do romance Cerromaior, da autoria de Manuel da Fonseca, perceber a sua importância e significado no contexto histórico-literário do neorrealismo português, assim como evidenciar que o referido romance se enquadra nas características do subgénero literário romance de formação. Demonstra-se que, para além de se tratar de um romance que se enquadra nos pressupostos da ficção neorrealista tradicional, Cerromaior já traz também uma perspetiva mais aberta do próprio conceito de realismo, o que lhe permite dialogar com a tradição modernista (sobretudo na valorização de aspetos estéticos), sem trair o compromisso social, ético e político, essencial ao neorrealismo dos anos 40. Voltado para a problematização de aspetos psicológicos, Cerromaior, ao centrar-se numa personagem em evolução que vai desafiando a narrativa conforme a sua tomada de consciência, pode ser considerado como romance de formação. A nível estrutural, esta dissertação é constituída por três capítulos. No primeiro capítulo, apresenta-se a fundamentação teórica do romance de formação/bildungsroman, a sua origem, evolução e caracterização. No segundo capítulo, estabelecendo a relação entre a obra de Manuel da Fonseca e o seu contexto histórico-literário, apresenta-se as principais coordenadas estéticas e ideológicas do neorrealismo português, enquadrando Cerromaior como romance de formação. No último capítulo, faz-se uma análise estrutural de Cerromaior dialogando com a perspetiva lukacsiana sobre o romance de formação. São destacados ainda os aspetos histórico e social, a representação da sociedade rural no universo da narrativa, tendo em conta os valores, atitudes e comportamentos das personagens e a sua influência no percurso formativo/de aprendizagem do herói.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Maria Nazaré Gomes dos
Contributor(s) Rodrigues, Paula Graça Gonçalves Pereira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents