Document details

A escola e a comunidade : uma experiência profissional : relatório de atividade profissional

Author(s): Silva, Fernando Manuel Ramos da

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/11752

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Escola democrática; Envolvimento parental; Participação comunitária; Democratic school; Parental involvement; Community participation


Description

As relações escola-comunidade, em particular o envolvimento parental no processo educativo, têm estado envoltas em antagonismos paradoxais. Ao reconhecimento da importância da participação dos pais na escola, quer por via legislativa, quer por via discursiva dos mais variados quadrantes, não tem correspondido a prática sustentada da democratização das escolas, consagrantes de um envolvimento comunitário na organização e operacionalização dos seus projetos educativos. Através de uma viagem introspetiva ao meu percurso profissional como docente e gestor, no ensino privado e no ensino público, pretendo aclarar algumas das barreiras ao envolvimento parental na escola e encontrar pistas sobre como desenvolver a participação dos pais e encarregados de educação. As dinâmicas de construção comunitária, levadas a cabo no Agrupamento de Escolas de Briteiros tiveram o efeito de transformar a escola num núcleo agregador do seu meio envolvente e ajudam a evidenciar as enormes potencialidades decorrentes de uma efetiva participação dos pais e das comunidades na vida das escolas.

School-community relationships, particularly parental involvement in the educational process, have been involved in paradoxical antagonisms. The recognition of the importance of parents` participation in school, by, either legal means or discourse from the most varied fronts, hasn’t been met by sustained practices of democratization of the schools, consecrators of a community involvement in the organization and operationalization of their educational projects. Through an introspective journey of my professional path as a teacher and manager, both in private and public systems, I intend to clarify some of the barriers to parental involvement in school and find clues on how to develop parent’s participation. The dynamics of community construction, performed in Agrupamento de Escolas de Briteiros had the effects of transforming the school in an aggregative nucleus of the surrounding environment and help to evidence the enormous potential deriving from an effective participation of the parents and the community in school life.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Machado, Joaquim
Contributor(s) Silva, Fernando Manuel Ramos da
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents